Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2011 - 00h10

Djalma Cano (1946-2011) - Um gastroenterologista poeta

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Djalma Cano, nos tempos em que estudava direito, cuidava com o irmão de um bar da família localizado dentro da faculdade de medicina. Suas relações eram todas com alunos e professores do local de trabalho. Por falar bem inglês, servia até de intérprete quando algum estrangeiro era chamado para dar palestra na universidade.

Um dia, Djalma teve um clique: deveria estar fazendo medicina e não direito. Trancou o antigo curso -mesmo faltando um ano para terminá-lo-, deixou o bar aos cuidados do irmão e estudou intensamente para o vestibular. O ribeirão-pretano formou-se na USP de sua cidade em 1976. Tornou-se clínico geral, gastroenterologista e médico do trabalho.

Chegou a encontrar certa vez um ex-professor que lhe convidou a retornar à faculdade para terminar direito. "Acho que não", respondeu.

Já estava apaixonado pela medicina, que conciliava com outras paixões: a poesia e o teatro. Em 1997, publicou o livro "É Poetempo de Poesia".

Membro da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, deixou mais três livros de poemas e um de contos, que a família agora quer lançar.

Mesmo doente, ainda atuava, realizando seu antigo sonho de ser ator. Uma peça que escreveu foi encenada há poucos anos em sua cidade, onde o médico também cantava num coro de ópera.

Como professor, lecionou medicina na Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) desde 1999, conta a família. No fim deste ano, iria se aposentar como médico e pretendia seguir apenas dando aulas.

Com Maria Aparecida, enfermeira e professora universitária que ele conheceu na faculdade e com que se casou em 18 de outubro (dia do médico) de 1975, teve três filhos. Morreu no sábado, aos 64, em decorrência de um câncer.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página