Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2011 - 10h03

50,8% dos municípios brasileiros têm lixão a céu aberto, diz IBGE

Publicidade

DENISE MENCHEN
DO RIO

Dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 50,8% dos municípios destinam seu lixo para lixões a céu aberto.

40,8% dos municípios sofrem com inundações
Falta de esgoto atinge quase metade dos municípios

Além disso, em muitos não há controle público sobre resíduos especiais, como embalagens de agrotóxicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias e resíduos industriais --com exceção do Rio Grande do Sul, o percentual de municípios com esse tipo de cuidado ficou abaixo de 10% em todos os Estados.

Ainda de acordo com o Atlas de Saneamento 2011, que traz dados de 2008, em média 183.488 toneladas de lixo são recolhidas diariamente em municípios de todo o país. Em 40,2%, a coleta domiciliar é realizada todos os dias, e em 36,08%, três vezes por semana. 6,4% das cidades não realizam coleta domiciliar.

Já a coleta seletiva é realizada em apenas 17,9% das cidades, principalmente no Sul e no Sudeste --em apenas 38% deles, porém, o recolhimento de materiais para reciclagem é feito em todo o território do município. No restante, fica restrito a alguns bairros ou zonas.

Mesmo assim, o número representa um avanço em relação a 2000, quando apenas 8,2% dos municípios realizavam a coleta seletiva.

Reprodução
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página