Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2011 - 17h51

Oscar Bressane (SP) registra 17 casos suspeitos de febre maculosa

Publicidade

GUSTAVO HENNEMANN
DE SÃO PAULO

Um grupo de 17 crianças da cidade de Oscar Bressane (483 km de SP) foi encaminhado à unidade infantil do Hospital de Clínicas de Marília no início desta semana após apresentar sintomas de febre maculosa.

As crianças, que têm de 9 a 10 anos de idade, tiveram febre alta, dores no corpo e dor de cabeça depois de participar de uma excursão da escola a uma fazenda na última sexta-feira (21).

Além de apresentarem os sintomas, as crianças relataram que tiveram contato com animais. Algumas disseram ter sido picadas por carrapatos.

A doença é causada por uma bactéria que é transmitida por carrapatos geralmente presentes em animais como a capivara. Não há risco de transmissão entre pessoas.

No hospital, o grupo realizou exames e foi medicado preventivamente com antibióticos, segundo o diretor técnico da unidade, Antonio Carlos Ribeiro. Depois de ficar em observação por algumas horas, as crianças foram liberadas.

Só será possível saber se os casos são de febre maculosa após a divulgação dos resultados de exames específicos, que demoram entre 15 e 20 dias.

Em casos graves, a febre maculosa causa hemorragias e problemas renais, podendo levar à morte.

A Vigilância Epidemiológica do município informou que está fazendo uma vistoria na fazenda visitada pelas crianças.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página