Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

09/09/2012 - 07h59

Estudo sobre vírus da dengue no coração alerta para mais exames

Publicidade

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

A constatação de que uma mulher em Ribeirão Preto (313 km de SP) morreu após o vírus da dengue atacar o coração dela serviu de alerta para pesquisadores da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) para a necessidade de mais exames nos pacientes que chegam aos prontos-socorros.

O resultado da pesquisa deve ser publicado em uma revista científica europeia, a Journal of Clinical Virology.

No estudo de caso, foram analisados os prontuários de 12 pessoas que morreram por dengue no ano passado em Ribeirão Preto.

Dos diversos históricos médicos, um deles chamou a atenção: uma mulher de 29 anos morreu com uma parada cardíaca -ela não tinha histórico de nenhuma doença cardiovascular.

Foi verificado que o vírus da dengue do tipo 1 alojou-se na fibra do miocárdio (músculo do coração) e acabou por comprometer o seu funcionamento. A doença evoluiu para uma miocardite, que seria uma inflamação no miocárdio, e ela sofreu uma parada cardíaca.

INÉDITO

De acordo com a docente de emergência e cirurgia vascular Rosemary Furlan Daniel, uma das autoras do estudo da universidade ribeirão-pretana, não há registros de outras pesquisas brasileiras que tenham descoberto relato de mortes com dengue do tipo 1 e miocardiopatite.

Para a pesquisadora, a constatação serve de alerta ao médico que faz o primeiro exame no doente.

"É preciso atentar para esses detalhes e procurar mais coisas no paciente", afirmou a pesquisadora.

A suspeita dos autores do estudo é que a situação de o vírus da dengue atacando o coração pode estar ocorrendo em um ritmo mais comum do que se espera.

E, mais do que pensar em uma gripe mais forte que vai passar, a médica alerta que as pessoas devem lidar com a dengue como uma doença que pode ter complicações em outros órgãos e, inclusive, até matar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página