Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

23/10/2012 - 19h11

Contra pesquisa desfavorável, Nogueira cita 'viradas' no PR e AM

Publicidade

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Em segundo lugar nas pesquisas divulgadas pelo Ibope no segundo turno, o candidato a prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira Junior (PSDB), citou, para rebater sua posição desfavorável nos levantamentos, exemplos de "viradas" ocorridas em outros municípios.

O tucano falou de Manaus (AM) e Curitiba (PR), onde os resultados das urnas foram diferentes do que apontavam as pesquisas.

No levantamento divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Ibope, contratado pela EPTV, a prefeita Dárcy Vera (PSD), que busca a reeleição, apareceu com 60% dos votos válidos, ante 40% de Nogueira.

"A gente tem pesquisas internas com outros resultados, pesquisa é sempre um dado do momento", afirmou o tucano.

Em Curitiba, a última pesquisa do primeiro turno colocava Ratinho Junior (PSC) na ponta com 39% dos votos válidos, com Luciano Ducci (PSB) em segundo, com 28%, e Gustavo Fruet (PDT) em terceiro, com 21%.

Avançaram para o segundo turno Ratinho (34,09%) e Fruet (27,22%) --Ducci ficou em terceiro, com 26,77%.

Em Manaus, no entanto, não ocorreu uma virada, mas os resultados da última pesquisa foram diferentes daqueles registrados nas urnas. Segundo o Ibope, o ex-senador Artur Virgílio (PSDB) tinha 33%, num empate técnico com Vanessa Grazziotin (PC do B), com 31%.

Ambos foram para o segundo turno, mas Virgílio obteve 40,5% dos votos válidos, ante 19,95% da concorrente.

Nogueira disse que nessa reta final de campanha vai ampliar as atividades de rua. "É o que eu tenho feito a todo instante, sem parar, sem descansar, fazendo o contato com a população".

TENDÊNCIAS

Em notas divulgadas pelo Ibope logo depois do final do primeiro turno, o instituto tratou das diferenças registradas em Curitiba e Manaus.

No caso de Curitiba, o Ibope diz que desde o início a campanha foi acirrada entre Ratinho, Ducci e Fruet. Diz ainda que todas as tendências foram registradas, mas que as pesquisas não conseguiram captar a velocidade de recuperação de Fruet no final do primeiro turno.

Já sobre Manaus, o Ibope também disse que as pesquisas acompanharam todas as oscilações ao longo da campanha e apontaram corretamente os candidatos que iriam para o segundo turno. Diz ainda que 14,59% dos eleitores de Manaus não compareceram às urnas e que, como a abstenção nunca ocorre de forma homogênea em toda a população, essa ausência tem um "impacto decisivo" no resultado final.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página