Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

24/10/2012 - 05h28

Candidatos intensificam ataques no rádio em Ribeirão Preto

Publicidade

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

Diferentemente do que ocorre na TV, os programas eleitorais em rádio --às 7h e às 12h-- do tucano Antonio Duarte Nogueira Junior e da prefeita Dárcy Vera (PSD), que disputam o segundo turno em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), são marcados por ataques mais diretos e incisivos.

Com um linguajar popular, ambos trocam farpas e, para isso, usam depoimentos de pessoas identificadas como moradoras da cidade.

A campanha de Dárcy nega diferença entre os programas de TV e rádio. Já a equipe de Nogueira admite uma linguagem "mais incisiva".

Nos programas transmitidos na segunda-feira e na terça, a campanha tucana atacou a adversária afirmando que ela "fracassou" em seu mandato. Em uma passagem de Nogueira, ele afirma que Dárcy teve uma oportunidade "de ouro" para mudar Ribeirão, mas não adiantou.

"Não que ela não tivesse vontade", afirma, culpando em seguida os profissionais que atuam na prefeitura.

Nogueira diz ainda que Dárcy recebeu a prefeitura com dinheiro em caixa e que ela deu continuidade a projetos já existentes, deixadas pelo seu antecessor, o tucano Welson Gasparini.

"[Dárcy] não idealizou nenhum projeto com iniciativa própria", afirma, dizendo em seguida que a prefeita optou pelo caminho "mais fácil".

Ele diz ainda que irá acabar com a "politicagem" da prefeitura e do Daerp (autarquia de água e esgoto).

Para criticar as áreas da saúde e educação, o PSDB aposta em declarações de pessoas identificadas como usuários da rede que procuram vagas em creches. "Fiquei cinco horas esperando atendimento [em posto de saúde]", afirmou um deles.

ESTRATÉGIA DIFERENTE

Já a estratégia da campanha da prefeita é não deixar os ataques contra Nogueira na boca de Dárcy. No rádio, eles são feitos por locutores e depoimentos pessoas apontadas como moradoras.

Os minutos finais da peça da campanha em rádio são dedicados ao bloco chamado de "O Outro Candidato", em que uma locutora entrevista pessoas identificadas como moradores da cidade sobre a atuação de Nogueira.

Na segunda, a entrevistada foi a dona Nairzinha --mesmo nome da mãe de Nogueira. "Você sabia que ele é deputado há 17 anos? O que você lembra que ele trouxe de bom para Ribeirão?", pergunta a locutora. "Que eu saiba nada. Não aparece nada do que ele fez", responde.

Em alguns debates, Dárcy afirmou que Nogueira, por ser deputado federal, sempre esteve longe de Ribeirão.

Dárcy também disse que a possível instalação de uma fábrica chinesa, cujos responsáveis visitaram Ribeirão uma vez e ainda não definiram a cidade escolhida, deve gerar 20 mil empregos.

Nesta terça, Dárcy abriu e fechou o programa na TV com o resultado do Ibope, em que ela tem 60% dos votos válidos, ante 40% de Nogueira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página