Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

26/10/2012 - 13h03

Três idosos morrem em lar com surto de gripe H3N2 em Araraquara (SP)

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

A Secretaria da Saúde de Araraquara (273 km de São Paulo) confirmou um surto de gripe H3N2, um tipo de influenza, em um asilo do município.

No início deste mês, três idosos do Lar São Francisco de Assis morreram de complicações como diabetes e insuficiências renal e cardíaca. Os três tiveram quadro de gripe, o que pode ter acelerado o agravamento das outras doenças.

Dos 140 internos da instituição, cerca de 40 tiveram quadros de gripe neste mês. E dos pacientes gripados, 15 desenvolveram quadros de pneumonia, segundo o diretor da área de saúde do lar, Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto.

A Vigilância Epidemiológica colheu amostras de coriza de cerca de 10% dos pacientes com gripe e confirmou a presença do vírus H3N2.

Para evitar que o surto se espalhasse para outros pacientes, os idosos com gripe ficaram em quartos separados e os cerca de 85 funcionários utilizaram máscaras e reforçaram o uso de álcool gel para esterilizar as mãos. Também familiares de idosos tiveram de passar por triagem (gripados foram impedidos de entrar) e tiveram de usar máscaras.

Segundo a coordenadora da vigilância, Estela Maura Cattelani, o surto na instituição já se encerrou e não houve outros registros na cidade neste ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página