Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

28/10/2012 - 19h10

Dárcy Vera é reeleita prefeita de Ribeirão Preto (SP)

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

A prefeita Dárcy Vera (PSD) derrotou neste domingo o tucano Antonio Duarte Nogueira Junior e conseguiu sua reeleição para o Executivo de Ribeirão Preto (313 km de SP).

Com 97,42% dos votos apurados, ela atingiu 52,2% dos votos válidos --ou 151.941 mil votos-- contra 47,8% do deputado federal e ex-líder da oposição na Câmara Federal --139.156.

Radialista e ex-apresentadora de TV, Dárcy é a primeira pessoa a conseguir a reeleição pelas urnas na história da cidade.

Política com mais votos para a Prefeitura de Ribeirão em 7 de outubro, ela conseguiu o apoio do PT no segundo turno, mesmo após o candidato petista João Gandini ter feito duras críticas ao governo Dárcy.

A aliança rendeu a ela gravações da presidente Dilma Rousseff pedindo votos a Dárcy --o próprio Gandini não recebeu esse apoio no primeiro turno.

A reeleição de Dárcy fortalece a parceria que o PT está construindo com o PSD de Gilberto Kassab em 2014.

Na capital paulista, o novo partido fechou com os tucanos neste ano, mas o objetivo dos petistas é ter a sigla de Kassab nas eleições de 2014. Nessa composição, Dárcy seria um cabo eleitoral do PT na região de Ribeirão.

Ex-deputada estadual, Dárcy começou a carreira na política em 1992, quando se elegeu suplente de vereador pelo então PDS.

Acabou assumindo a vaga na Câmara após Fernando Chiarelli (hoje no PT do B) --um de seus maiores adversários-- ter sido cassado.

Ancorada no assistencialismo --chegou a abrir uma ONG do terceiro setor na cidade--, foi reeleita em 1996 e 2000 e, em 2004, atingiu a maior votação até hoje para um vereador de Ribeirão --com pouco mais de 27 mil votos.

Em 2006, deixou a Câmara e se candidatou à prefeitura dois anos depois. Venceu a eleição no primeiro turno.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página