Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

29/10/2012 - 05h03

Análise: Talento de comunicadora e marketing garantem vitória em Ribeirão Preto

Publicidade

LUÍS EBLAK
EDITOR DA "FOLHA RIBEIRÃO"

Dárcy Vera chegou à reeleição em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) graças à junção de dois fatores: seu talento de comunicadora e a competência de sua equipe de marketing.

Não é possível precisar o peso que o seu governo teve nessa vitória, mas pode-se dizer que foi muito pouco, pois sua gestão foi ruim.

Na saúde, que apresenta os problemas mais visíveis, a falta de médicos nos postos e a demora para o agendamento de consultas especializadas são dados concretos.

As finanças foram, talvez, a pior área do governo. Desde 2010, a prefeitura acumula deficit sobre deficit. Há meses paga aluguel de prédios que não servem para nada --um imóvel do centro custou R$ 135 mil para ficar fechado durante 15 meses -- e o TCE alertou, neste ano, para a situação "desfavorável" do caixa da prefeitura.

Para o (e)leitor, o resultado disso tudo é o lixo acumulado nas ruas devido ao atraso de pagamento --conforme revelou a Folha-- além de falta de água em vários bairros, etc.

Radialista e jornalista, Dárcy tem, porém, ampla experiência em programas populares --na TV inclusive. De origem humilde, sabe falar muito bem com a população mais pobre. Na propaganda na TV e no rádio, deu uma aula de comunicação a seu rival, Duarte Nogueira (PSDB).

Desde agosto, soube omitir os pontos ruins de seu governo e destacar em letras garrafais os méritos.

O talento de Dárcy e a qualificação de seu marketing ajudaram a fazer com que a avaliação negativa de sua administração ficasse restrita aos setores intelectualizados, que não decidem eleição.

Ela deve agradecer --e muito!-- à oposição, que não soube explorar os pontos fracos de um governo coligado a outros 13 partidos. O próprio Nogueira denunciou a "politicagem" da gestão Dárcy. Porém, como em outras denúncias feitas por ele, não soube explicar ao grande público o que isso significa na prática.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página