Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

29/10/2012 - 05h36

Eleitores idosos dominam colégio centenário em Ribeirão Preto (SP)

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

O "gymnasio" --assim mesmo: com y-- no letreiro da escola estadual Otoniel Mota, uma dos mais tradicionais de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), dá o tom de passado que ainda hoje se reflete em boa parte dos eleitores que lá votam.

Com 105 anos, o Estadão --como era conhecido esse colégio no século 20--, tem boa parte de seus eleitores com mais de 70 anos.

Mesmo o voto sendo facultativo nessa idade, predominou neste domingo, principalmente pela manhã, a presença de idosos com bengalas ou trazidos por familiares.

E muitos desses eleitores ouvidos pela Folha mostraram outra ligação com o passado ao revelarem seu voto: a admiração a Antonio Duarte Nogueira (1937-90), que governou a cidade por duas vezes (1969-73 e 77-83).

"Ah, votei no Nogueirinha, por causa do pai dele. Votei a vida toda nele", disse Lavinia Ripamonti, 83, com o marido, Benedito, de mesma idade.

Ela chamava o filho do ex-prefeito, que perdeu neste domingo, de Nogueirinha, no diminutivo.

"Votei no 'menino'", referiu-se com um tom paternal o advogado Raphael Scarati, 86, ao tucano. E em seguida explicou: disse que, quando atuava no Exército, foi quem entregou o certificado de serviço militar ao jovem Nogueira, hoje com 48 anos.

Essa proximidade "conquistou" seu voto, conta. "O povo brasileiro forma uma amizade e depois a mantém."

Não apenas eleitores do tucano foram ao Otoniel. Elda Albertim, 81, que escolheu Dárcy, insistiu em votar em mais uma eleição. "É uma obrigação da gente."

AUSÊNCIA DE PALOCCI

Como ocorreu no primeiro turno, o ex-prefeito de Ribeirão Preto Antonio Palocci Filho (PT) não apareceu para votar neste domingo na escola estadual Otoniel Mota.

Foi a primeira eleição em que o petista não votou no município --mesmo em 2010, depois do episódio do caseiro, o então deputado federal votou na cidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página