Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

23/11/2012 - 05h17

Violência cresce em 38 cidades da região de Ribeirão Preto

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

O número de mortes por homicídio cresceu em 38 das 89 cidades da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), na comparação entre janeiro e outubro deste ano e o mesmo período de 2011. Os dados da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) indicam aumento de 51,65% no nordeste paulista.

As estatísticas foram divulgadas na quarta-feira (21) juntamente com a demissão do ex-titular da pasta Antonio Ferreira Pinto, substituído pelo ex-procurador de Justiça Fernando Grella Vieira.

De acordo com a SSP, em 2011 foram registradas 182 mortes por homicídio doloso na região. Já neste ano, o número saltou para 276 casos.

Mais populosa, com cerca de 619 mil habitantes, segundo o IBGE, Ribeirão Preto foi a cidade com maior número de mortes de janeiro até outubro deste ano. Foram 67 ante 39 nos dez primeiros meses do ano passado.

Mas o número de vítimas aumentou também nas cidades menos populosas. Ibitinga, por exemplo, com 54,1 mil habitantes, não teve nenhuma morte por homicídio entre janeiro e outubro de 2011, mas neste ano já foram seis.

A escalada das mortes coincide com a onda de violência que se intensificou no mês passado em em todo o Estado de São Paulo.

O delegado auxiliar do Deinter 3 (regional do Departamento de Polícia Judiciário do Interior), Jayme da Silva Ribeiro Filho, afirmou que outubro foi "um mês atípico porque fugiu dos padrões e das médias de meses anteriores e até do ano passado".

Segundo o delegado, antes da recente onda de violência, o perfil dos homicídios era de crimes passionais, brigas isoladas, mas agora as características "são outras". Ele não detalhou o novo perfil dos crimes porque os casos ainda estão sob investigação, disse.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública não se manifestou sobre os dados devido à alteração no comando da pasta.

(ARARIPE CASTILHO)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página