Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

03/12/2012 - 13h08

Acordo obriga ALL a criar passagens em trilhos de São Carlos (SP)

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

Atualizado às 18h34.

A ALL (América Latina Logística) firmou um acordo com o Ministério Público Federal em que se compromete a construir cinco passagens térreas e outras melhorias de segurança na linha férrea entre São Carlos (232 km de São Paulo) e Ibaté (247 km de São Paulo).

E em até 15 dias a ALL terá de fechar as passagens clandestinas. Como a Folha publicou em abril deste ano, cercas foram colocadas próximas aos trilhos pela ALL dividindo bairros, o que levou alguns pedestres a cortar os alambrados para atravessar o trecho.

Se descumprir o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), a ALL deverá pagar multa diária de R$ 1.000.

Até que todas as medidas de segurança sejam implantadas, o acordo restringe que a velocidade máxima dos trens seja de 35 km/h. Caso a velocidade se exceda, a ALL pagará também multa de R$ 50 mil por locomotiva ou composição que descumprir o limite.

O TAC foi firmado no último dia 23 em São Carlos. Entre os pontos a serem cumpridos pela empresa, está a de construir as passagens em nível, térreas, com sinalização e iluminação próprias e também sinalizar corretamente as passagens já existentes por onde cruzam carros e caminhões.

A ALL ainda deverá trocar dormentes e barras de trilhos desgastados, criar um programa educativo para orientar os moradores do entorno dos trilhos sobre os perigos da travessia imprudente e participar de projetos sociais da cidade.

A gerente do departamento jurídico da ALL, Ana Paula Costa e Silva, disse que a empresa pretende cumprir todas as questões assumidas para garantir a segurança tanto do transporte férreo como dos moradores do entorno. A respeito de buracos nas cercas, Silva disse que os reparos já estão sendo feitos.

Quanto aos dormentes e barras de trilhos com desgaste, a empresa informa que todos já foram trocados e que a partir dessa substituição a ALL cuidará da manutenção. Em relação à limpeza de lastros, que são o suporte para a linha férrea, foi realizada uma limpeza manual no dia 30 de outubro e uma outra mecanizada deverá ocorrer neste mês.

A partir do ano que vem, a ALL planeja implantar projetos educacionais de conscientização sobre os riscos de acidentes nas linhas férreas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página