Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

28/12/2012 - 16h00

Prefeitura de Barretos (SP) assume aeroporto no 1º trimestre de 2013

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Barretos (423 km de São Paulo) vai assumir o controle do aeroporto local, hoje administrado pelo governo estadual, ao longo do primeiro trimestre de 2013.

O convênio para municipalização do aeroporto foi assinado nesta sexta-feira (28) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Além de Barretos, ainda foram assinadas as municipalizações dos aeroportos de Piracicaba e Lins, também no interior paulista.

De acordo com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), órgão que administra os três aeroportos desde 1981, a municipalização atende a solicitações feitas pelas prefeituras, que passarão a ser responsáveis pela manutenção e operação dos terminais.

Edson Silva-9.ago.2012/Folhapress
Fachada do aeroporto Chafei Amsei, de Barretos, cuja gestão será entregue ao município
Fachada do aeroporto Chafei Amsei, de Barretos, cuja gestão será entregue ao município

Durante o processo de transição entre a gestão estadual e o controle dos municípios serão feitos inventários dos bens existentes nos locais.

Contratos comerciais e administrativos de serviços, como vigilância e limpeza, serão transferidos para as prefeituras.

Após o fim da execução dessas providências, diz o Daesp, serão assinados os termos de entrega dos aeroportos, quando as prefeituras assumem oficialmente os aeródromos.

CUSTOS

Em Barretos, a prefeitura pretende conceder o aeroporto à iniciativa privada logo depois que obtiver a gestão do local. O objetivo é fomentar o transporte aéreo de passageiros e de cargas.

Apesar da assinatura do convênio para a municipalização, o próximo prefeito de Barretos, Guilherme Ávilla (PSDB), que assume o cargo no dia 1º de janeiro, diz que ainda não sabe os valores exatos que serão necessários para a manutenção do espaço.

Com uma pista de 1.800 metros, o aeroporto de Barretos recebeu 3.848 passageiros entre janeiro e novembro deste ano --todos provenientes de voos fretados ou executivos, já que não há empresa aérea regular no local.

(LEANDRO MARTINS)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página