Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

08/01/2013 - 06h33

Cohab de Ribeirão Preto realiza 'censo' com recadastro de fila

Publicidade

FERNANDA TESTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) anunciou nesta segunda-feira (7) que irá recadastrar todos os inscritos na Cohab-RP (Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto) para constatar a real demanda habitacional do município e diminuir a fila de espera pela casa própria.

Levantamento da companhia mostra que há 80 mil inscrições abertas, algumas de 30 anos atrás. Com a renovação do cadastro, a estimativa é que o número fique entre 25 mil e 30 mil inscritos.

"Muitas pessoas que fizeram suas inscrições já compraram casa por financiamento ou mudaram-se. Algumas já não têm mais o perfil de renda social para a Cohab e outros até morreram", disse a prefeita Dárcy Vera (PSD).

Márcia Ribeiro/Folhapress
A prefeita Dárcy Vera (PSD) anuncia o cadastramento de inscrições na Cohab de Ribeirão Preto (SP)
A prefeita Dárcy Vera (PSD) anuncia o cadastramento de inscrições na Cohab de Ribeirão Preto (SP)

A partir do dia 15, os usuários já cadastrados devem comparecer ao Poupatempo, ao ônibus do É Pra Já ou à Cohab com documentos que comprovem a inscrição. O recadastramento também pode ser feito pelo site da Cohab (www.cohabrp.com.br).

Quem não se recadastrar até 15 de março terá a inscrição cancelada.

Em 2012, uma Comissão Especial de Estudos da Câmara apurou suposta fraude na distribuição de casas populares --por R$ 3.000, seria possível "furar" fila no sorteio organizado pela Cohab, diz a denúncia, que envolveu até a prefeita e sua irmã.

Ao final da apuração, a CEE concluiu que houve estelionato, praticado pela mulher que ligou Dárcy ao esquema.

O recadastro não deve privilegiar inscritos antigos, segundo Silvio Martins, presidente da companhia. "Programas como o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, não levam em consideração a antiguidade, mas condições sociais das famílias."

DESFAVELAMENTO

A administração também anunciou nesta segunda o congelamento dos núcleos de favelas do município para evitar que migrantes se instalem em locais já cadastrados.

"A prioridade [da casa própria] deve ser para aqueles que já estão em Ribeirão Preto", afirmou a prefeita. Atualmente, a cidade tem 34 núcleos de favelas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página