Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

15/01/2013 - 05h56

Araraquara registra 1 homicídio a cada 3 dias neste início de ano

Publicidade

JOÃO ALBERTO PEDRINI
DE RIBEIRÃO PRETO

O ano começou violento em Araraquara (273 km de São Paulo), com uma morte a cada três dias. O mês já é o janeiro com mais homicídios dos dois últimos anos --quando o Estado passou a divulgar dados mensais.

No ano passado, ocorreram dois assassinatos nos 31 dias do mês --mesma quantidade de ocorrências do ano anterior.

Em 2013, já foram registradas quatro mortes. A Polícia Civil afirma que as mortes não estão relacionadas.

O primeiro homicídio ocorreu no dia 4 deste mês. O corpo de um homem de 25 anos de idade foi encontrado em um terreno na avenida João Bosco Antonio da Silva Farias, no Jardim Paineiras.

A polícia encontrou, com o rapaz, um cachimbo utilizado para consumo de crack.

Três dias depois, uma jovem de 19 anos foi morta a facadas pelo ex-namorado na Vila Santana. O crime, de acordo com a Polícia Civil, aconteceu na casa da jovem.

Depois de golpear a vítima com um faca, o suspeito acabou fugindo. Horas depois, o corpo do homem foi encontrado perto de um pontilhão, na avenida Bandeirantes. A polícia informa que ele cometeu suicídio.

No dia 9, um homem de 58 anos foi achado morto com um ferimento na cabeça numa casa do Parque São Paulo. De acordo com a polícia, a morte foi causada por um facão ou machado.

A família contou que a vítima era usuária de drogas e que o local era frequentado por outras pessoas viciadas em entorpecentes.

O último homicídio aconteceu sábado (12), quando um pedreiro de 27 anos foi morto com duas facadas. O crime ocorreu após uma briga no bairro Maria Luiza.

A Polícia Militar informou que a vítima estava com seu irmão quando se envolveu numa discussão com um desconhecido. Ele foi esfaqueado. O agressor fugiu.

SITUAÇÃO ATÍPICA

O titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Araraquara, Elton Hugo Negrini, afirmou nesta segunda-feira (14) que, apesar de o número de assassinatos ser maior em relação aos últimos anos, comparando os meses de janeiro, não há motivos para preocupação no município.

"São crimes passionais, isolados. E são tipos de ações que não se tem como evitar. [As quatro mortes] Não são algo para causar pânico. A sociedade pode ficar tranquila. Estamos vivendo uma situação atípica em Araraquara", afirmou o delegado, que está de férias.

Respondendo interinamente pela DIG, o delegado Fernando Teixeira Bravo não foi localizado nesta segunda pela Folha para comentar os casos.

As quatro mortes em Araraquara já representam quase a metade das ocorrências de dois anos inteiros. Em 2007 e em 2010 foram registrado nove homicídios.

Das quatro mortes na cidade, um caso foi esclarecido --o da jovem que foi esfaqueada pelo ex-namorado. Os outros três seguem sendo investigados pela Polícia Civil.

MEMÓRIA

O número de homicídios em Araraquara cresceu 50% no ano passado em relação ao ano anterior até novembro, último dado divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Edson Silva-15.nov.2012/Folhapress
Marca de tiro em portão no bairro Santana, em Araraquara (SP)
Marca de tiro em portão no bairro Santana, em Araraquara (SP)

Foram 24 mortes nos 11 meses do ano passado, ante as 16 do mesmo período do ano anterior.

Dois crimes marcaram o ano. Uma chacina em novembro deixou cinco mortos. O crime foi cometido por dois homens encapuzados usando munição 9 mm.

Antes disso, em 15 de setembro, um sargento da Polícia Militar foi assassinado com 17 tiros enquanto fazia segurança particular em um supermercado no Parque São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página