Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

26/01/2013 - 06h07

Barretos e Ituverava confirmam epidemia de dengue em 2013

Publicidade

GUSTAVO STIVALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

As prefeituras de Barretos e Ituverava reconheceram nesta sexta-feira (25) que a dengue atingiu níveis epidêmicos nos municípios. Foram 198 casos da doença confirmados neste mês em Barretos e outros 100, em Ituverava.

Márcia Ribeiro - 22.jan.13/Folhapress
Agentes do Controle de Vetores procuram foco em Ituverava
Agentes do Controle de Vetores procuram foco em Ituverava

A epidemia fez Barretos decretar na tarde desta sexta situação de emergência. O total de casos confirmados em 2013 já é 16 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

A cidade tem ainda 902 casos suspeitos de dengue, que aguardam o resultado de exames. Só 18 casos suspeitos foram negativados neste mês.

Segundo a administração, ainda em dezembro do ano passado, "foram registrados 211 casos positivos da doença, número que já caracteriza uma epidemia de dengue".

A declaração de estado de emergência tem validade de 180 dias e permite que o município contrate profissionais de saúde e agentes de Controle de Zooneses sem, por exemplo, ter de promover concurso ou fazer licitações.

"O decreto ajuda a chamar mais a atenção da população para os cuidados de prevenção", disse Naima Khatib, secretária da Saúde de Barretos.

Segundo ela, além do número de casos notificados, a situação de emergência foi declarada por causa da quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypit encontrados em bairros da cidade.

Todos os casos confirmados da doença em Barretos foram do tipo 4, ainda segundo a prefeitura.

A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) notificou, também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Ituverava sobre a epidemia na cidade. O município conta ainda com 402 casos suspeitos da doença.

A administração pretende decretar estado de emergência por conta da epidemia de dengue na próxima segunda ou terça-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página