Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

03/03/2013 - 19h26

"Se fosse minha namorada, não deixaria desfilar", diz organizador de trote

Publicidade

FERNANDA TESTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Um dos organizadores do "Miss Bixete", desfile que integra o trote na USP de São Carlos (232 km de São Paulo), defendeu o evento e disse que o grupo repudia a atitude dos alunos que ficaram nus durante o concurso.

Como a Folha publicou na última sexta-feira (1º), um grupo da Frente Feminista de São Carlos diz que, além de dois deles ficarem nus, outros estudantes jogaram cerveja nelas e simularam sexo com uma boneca inflável como forma de ironizar o protesto das feministas, contrárias ao "Miss Bixete", ocorrido na última terça-feira (26).

O estudante defensor do "Miss Bixete" disse à Folha, sob condição de anonimato, que repudia a ação dos que mostraram a genitália para as manifestantes. Ele pertence ao GAP (Grupo de Apoio à Putaria), que promove o desfile.

"Somos contra a atitude deles [alunos nus]. Já o Miss Bixete é uma questão de liberdade de expressão. A gente não agride [as calouras] de jeito nenhum. Elas estão lá porque elas querem se expressar dessa forma, querem se mostrar", afirmou.

O organizador, no entanto, disse que não concordaria com a participação de sua namorada nesse tipo de trote. "Se fosse minha namorada, eu não deixaria [desfilar]. Mas tem menina que faz isso, a gente sabe que tem".

Indagado se os organizadores obrigariam as calouras a participar do desfile do "Miss Bixete", o aluno discordou. "Isso (pressão para participar) existia muito tempo atrás. Hoje a gente pega muito leve com elas", disse.

O GAP (Grupo de Apoio à Putaria), segundo o aluno, é ligado ao Caaso, centro acadêmico do campus. No site do centro acadêmico é possível acessar um link que descreve o grupo como "parte da história" do Caaso, "representando os ícones" do centro acadêmico.

Mas o mesmo Caaso manifestou na última terça, em sua página no Facebook, ser contrário ao desfile das calouras "pelo seu caráter machista".

Até as 19h deste domingo (3) a Folha não havia conseguido contato com os membros da diretoria do Caaso.

O "Miss Bixete" é um evento que acontece no campus durante a recepção dos calouros. Os veteranos convidam as novatas a subirem no palco e exibirem o corpo --muitas são estimuladas a mostrar os seios durante a brincadeira.

Em nota, a USP informou que vai abrir um processo administrativo contra os envolvidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página