Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

30/03/2013 - 07h00

Dengue avança em cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE UBERLÂNDIA (MG)

Em meio à temporada de chuvas, que propicia a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e à maior presença do vírus tipo 4, a dengue avança no interior de São Paulo e em cidades mineiras.

A situação mais crítica na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) é a enfrentada por Barretos (423 km de São Paulo), com 2.810 confirmações, num universo de 4.490 notificações.

O cenário fez a cidade contratar mais agentes e fazer nebulizações noturnas. Em 18 dias de março Barretos teve registro de chuva, segundo a Defesa Civil do Estado.

Além de Barretos, outras cidades da região, como Morro Agudo (380 km de São Paulo) e Pitangueiras (364 km de São Paulo), enfrentam epidemia de dengue. Ribeirão, por sua vez, teve 1.043 casos no primeiro bimestre. Não há dados de março, quando as chuvas bateram a média histórica --162,4 mm, ante 155 mm da média.

Edson Silva/Folhapress
Agente de saúde vistoria casa no bairro Ipiranga, na zona norte de Ribeirão Preto (SP)
Agente de saúde vistoria casa no bairro Ipiranga, na zona norte de Ribeirão Preto (SP)

Próxima a Barretos, São José do Rio Preto (438 km de São Paulo) decretou nesta semana estado de emergência após constatar que 90% dos casos da doença eram do vírus tipo 4, o mais recente a atingir o Estado.

O município tem 2.962 casos confirmados --em um universo de 5.520 suspeitos--, e viu uma pessoa morrer nesta semana vítima da doença.

O prefeito Valdomiro Lopes (PSB) afirmou que o decreto tem como objetivo facilitar a busca de recursos no Estado e na União. Integrantes do Tiro de Guerra e de uma igreja evangélica iniciaram arrastões na zona norte, que tem o maior número de casos.

Leme (188 km de São Paulo), Sorocaba (90 km de São Paulo) e Presidente Bernardes (580 km de São Paulo) são outras cidades paulistas que decretaram emergência em virtude do avanço da doença.

A situação não é diferente da enfrentada no Triângulo Mineiro. Segundo a superintendência regional de saúde de Uberaba (471 km de Belo Horizonte), a cidade registrou 11.432 casos e nove mortes apenas no primeiro trimestre de 2013, enquanto em todo o ano passado foram 4.328 notificações.

"Temos mantido todas as práticas disponibilizadas pelo Estado e já empregamos força-tarefa duas vezes no município", disse Iraci Neto, superintendente regional de saúde de Uberaba.

Em Uberlândia (540 km de Belo Horizonte), por sua vez, já são ao menos 2.996 casos notificados, com duas mortes, ante os 350 casos de todo o ano passado. "A quase totalidade dos focos está dentro das casas", disse a diretora da Vigilância Sanitária da cidade, Rosuita Fratari.

Apenas na última semana, Minas Gerais registrou um aumento de 30 mil casos notificados de dengue, chegando a 120 mil --em todo o ano passado, foram 115 mil.

(MARCELO TOLEDO, ANDRÉIA FUZINELLI E STELA MASSON)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página