Produtos de 'luxo' impulsionam a Agrishow em Ribeirão Preto (SP)
A Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), que terminou nesta sexta-feira em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), não ofereceu aos clientes apenas máquinas e implementos agrícolas que reúnem robustez, tecnologia e eficiência em busca de aumento da produtividade no campo.
Produtos como camionetes de luxo, barcos, helicópteros e aviões impulsionaram o faturamento da feira, a maior da América Latina e que atingiu R$ 2,6 bilhões em faturamento.
A Lider Aviação, que vende aeronaves da fabricante americana Beechcraft, comercializou quatro aviões na feira este ano, o que representa um faturamento de quase R$ 15 milhões. Foi ela que vendeu também o produto mais caro: o King Air C90GTx, de R$ 7,63 milhões.
Márcia Ribeiro/Folhapress | ||
Aeronave em exposição na Agrishow, feira agrícola que movimentou R$ 2,6 bi em Ribeirão; marca supera os R$ 2,15 bi de 2012 |
Segundo a gerente de marketing Daniela Valadares, os agricultores compram os aviões executivos para se deslocar entre fazendas. "Muitas vezes o produtor tem várias propriedades, uma bem distante da outra, o que torna o avião essencial", disse.
Três empresas aéreas estrearam na feira. Jim Cable, presidente da Thrush, diz que vendeu quatro aviões agrícolas a R$ 1,6 milhão cada. A Synerjet comercializou um Pilatus (sueco) --o preço não foi revelado. Já a Helibras vendeu um helicóptero (Esquilo AS350 B3 executivo), que custa R$ 6,02 milhões.
A TAM, que revende Cessna (EUA), fechou quatro negócios em 2012. A expectativa deste ano é comercializar seis aviões, ou R$ 12 milhões, contabilizando vendas futuras iniciadas na feira.
O gerente de vendas de aeronaves da TAM, Humberto Vinhais, afirmou que a expectativa das empresas é que no ano que vem haja mais espaço para a disposição de aeronaves maiores.
"Tivemos uma reunião com a organização [da Agrishow] e percebemos que há um profundo interesse nesse ramo. É possível que em 2014 tenhamos uma área mais ampla, com mais empresas."
A assessoria da Embraer informou que os números até o fechamento desta edição não estavam compilados, mas que a expectativa era vender a mesma quantidade de unidades de 2012: seis aviões agrícolas.
A Ventura Marine, que vende lanchas e barcos, vendeu nove unidades neste ano, faturando cerca de R$ 1 milhão. No ano passado, a empresa comercializou sete, que custaram R$ 800 mil.
Concessionárias de veículos também viram alta nos negócios. A Volkswagen aumentou as vendas em 66% neste ano. Foram vendidas cem camionetes Amarok (carro-chefe da marca na feira), ante as 60 comercializadas no ano passado.
As vendas na Chevrolet e na Mitsubishi subiram em torno de 20%. As marcas não divulgaram os números, mas confirmaram o aumento percentual em 2013.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade