Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

16/11/2013 - 12h04

Casarão histórico no centro de Ribeirão é colocado à venda por R$ 2,5 mi

Publicidade

ISABELA PALHARES
DE RIBEIRÃO PRETO

Tombado pelo município por sua representatividade histórica, o casarão Jorge Lobato, na esquina das ruas Álvares Cabral e Florêncio de Abreu, na região central de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), está à venda por R$ 2,5 milhões.

Construído em 1922, ainda no auge do período cafeeiro, o imóvel é fonte de pesquisa para historiadores e está há cerca de 15 anos sem moradores. Hoje é ocupado por uma "infestação" de pombos e gatos.

Com sete herdeiros, um dos entraves para a venda do imóvel é o fato de ser tombado pelo Conppac (Conselho Municipal de Preservação Artístico Cultural). Qualquer modificação ou reforma no imóvel precisa de autorização do órgão para ser feita.

Edson Silva/Folhapress
Casarão histórico Jorge Lobato, no centro de Ribeirão Preto (SP); imóvel construído em 1922, ainda no auge do período cafeeiro
Casarão histórico Jorge Lobato, no centro de Ribeirão Preto (SP); imóvel construído em 1922, ainda no auge do período cafeeiro

"O tombamento não congela o bem, apenas preserva suas características essenciais", afirmou Dulce Palladini, presidente do conselho. "Revitalizações e adaptações podem ser feitas."

Dulce disse torcer para que a venda do casarão seja concretizada, pois isso significaria que o imóvel seria restaurado e, possivelmente, colocado à disposição da população de Ribeirão e região.

A Secretaria da Cultura do município informou que tenta recuperar os casarões particulares de Ribeirão Preto.

A proposta é adquirir os imóveis por meio de permuta, ao ceder um terreno da cidade em troca.

De acordo com a administração, atualmente a proposta de permuta está em negociação para a aquisição de uma casa na rua Caramuru e do casarão Camilo de Matos, no centro da cidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página