Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2010 - 16h53

Republicanos forçarão Obama a mudar política externa, avaliam analistas

da Deutsche Welle, na Alemanha

Analistas asseguram que a derrota dos democratas nas eleições para o Congresso americano vão surtir efeitos sobre política externa do país, pois na Câmara dos Representantes os republicanos darão as cartas sozinhos.

Após as eleições parlamentares americanas, a decisão mais importante em termos de política externa a ser tomada imediatamente é a ratificação do Tratado Start, um acordo de desarmamento nuclear assinado com a Rússia e que precisa ser aprovado pelo Senado. No entanto, antes mesmo do recente fiasco nas urnas, os democratas já não dispunham dos 67 votos necessários para a aprovação dentro da câmara alta do Congresso.

Obama: concessões à vista?

Agora será ainda mais difícil ratificar o Tratado Start, diz Annette Heuser, diretora da Fundação Bertelsmann em Washington. "Pode-se partir do princípio de que os republicanos vão aproveitar a oportunidade e usar o Tratado Start como um instrumento estratégico para subjugar publicamente o presidente também no âmbito da política externa", completa Heuser. Segundo ela, a meta dos republicanos é "provar que o presidente norte-americano, Barack Obama, aproximou-se depressa demais dos russos".

Continua...

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página