Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2011 - 13h21

União Europeia debate proibição de sacolas plásticas

DA DEUTSCHE WELLE

Quando o assunto é uso de sacolas plásticas, o comissário europeu para o Meio Ambiente, Janez Potocnik, é taxativo: "Nós avaliaremos todas as possibilidades, inclusive a proibição na União Europeia."

A maioria das cerca de 500 sacolinhas consumidas anualmente por cada cidadão do bloco europeu é usada uma única vez --um prejuízo incalculável para a natureza.

Tanto o Departamento Federal do Meio Ambiente da Alemanha quanto o Ministério alemão do Meio Ambiente mostram-se, todavia, um pouco céticos quanto à possibilidade de uma proibição geral de sacolas plásticas na União Europeia (UE), pois os países-membros possuem características muito heterogêneas.

Em cada um deles, o uso das sacolinhas acontece de maneira distinta.

Na Alemanha, por exemplo, calcula-se que sejam gastas cerca de 65 sacolinhas por pessoa por ano --número bem abaixo da média da União Europeia.

O sistema de reciclagem alemão também é considerado bastante eficiente. Embalagens plásticas, como sacolas, são jogadas em latas de lixo especiais. Dali elas são transformadas em outros sacos ou produtos plásticos.

Continua...

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página