Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2012 - 03h00

GRUPO F - Sociais

Publicidade

CIÊNCIAS SOCIAIS
As ciências sociais reúnem o estudo das relações humanas, visando formar profissionais de conhecimento profundo e visão crítica da vida social. Elas englobam três grandes áreas das ciências humanas: a antropologia, a ciência política e a sociologia. Além disso, também são dadas noções gerais de história, filosofia, geografia, economia, entre outras. Com essa base, o cientista social analisa e interpreta as práticas sociais e seus desdobramentos, a construção de identidades e as dinâmicas demográficas. A cultura humana e a organização social são a matéria-prima do trabalho realizado nessa área. O profissional pode atuar no ensino, na pesquisa, em ONGs ou em outras associações.
Onde cursar: USP, Unesp, UFSCar, Unicamp, Unifesp, PUC-SP, PUC-Campinas
Fora de SP: UnB, UFPR, UEM, UFMG, UFJF, UFG, PUC-RS, PUC-Rio, UERJ, UFRJ

FILOSOFIA
O curso de filosofia forma profissionais que analisam e refletem sobre a natureza das coisas, ajudando a construir o conhecimento humano. Eles recebem uma formação intensa em ética, política, estética e outras disciplinas ligadas à filosofia clássica. O curso estimula-os a pensar e conhecer as diferentes correntes históricas de pensamento. No mercado, as oportunidades na área do ensino cresceram com a inclusão da filosofia no currículo escolar. Além disso, há também oportunidades de emprego em instituições culturais e fundações que trabalham com arte e educação.
Onde cursar: USP, Unesp, UFSCar, Unicamp, Unifesp, Mackenzie, PUC-SP, PUC-Campinas
Fora de SP: UFMG, Unisinos, UFBA, UnB, UFPR, PUC-Rio, Uerj, UFRJ, UFPel, UFSC, Ufop, PUC-Minas

GEOGRAFIA
A geografia é a ciência que analisa a Terra e os fenômenos que se desenvolvem nela, naturalmente ou por ação humana. O geógrafo estuda, entre outros aspectos terrestres, o solo, o clima, a atmosfera, os rios e oceanos, a vegetação, as montanhas e até mesmo o subsolo. Além disso, ele também estuda cartografia e os processos humanos em áreas urbanas e rurais. O profissional da área pode trabalhar com planejamento urbano e rural, pode desenvolver relatórios de impacto ambiental, além de também poder atuar no ambiente escolar como professor de geografia.
Onde cursar: USP, Unesp, UFSCar, Unicamp, PUC, PUC-Campinas
Fora de SP: UFRGS, UFPR, UNICSUL, UFU, Ufpel, UFRJ, UFG, UFMG

GEOLOGIA
A geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre. Para isso, ela analisa e mapeia a ação da natureza e diversos processos que alteraram a crosta ao longo dos tempos, bem como todos os aspectos resultantes desses impactos: os minerais, o solo, a topografia dos terrenos e os fósseis. Assim, o geólogo recebe uma boa base de disciplinas básicas como matemática, física e química, bem como se aprofunda em prospecção, geologia econômica, hidrogeologia, entre outras. No mercado de trabalho, ele pode tanto seguir para a área acadêmica como trabalhar em empresas de mineração, de petróleo, em obras que envolvam geologia de engenharia ou estudos de contaminação ambiental.
Onde cursar: USP, Unesp, Unicamp
Fora de SP: UnB, UFS, UFES, UFRRJ, UFBA, UFRGS, UFSC, UFRJ, Uerj

HISTÓRIA
A história é uma ciência dinâmica que estuda a trajetória humana e seus desdobramentos passados. O historiador desenvolve análises históricas baseadas em instituições como economia, poder, conflitos sociais, crenças religiosas, manifestações culturais, entre outras. Por meio desse trabalho se dá uma melhor compreensão da condição humana e se projeta o futuro. No mercado de trabalho, ele pode atuar como professor ou também se envolver em instituições de conservação de documentos e memória, no manuseamento de arquivos e em museus.
Onde cursar: USP, Unesp, Unifesp, PUC
Fora de SP: UFRJ, UFMG, PUC-Rio, UFSJ, Uerj, UnB, UEL, UFSM

JORNALISMO
O curso de jornalismo forma profissionais capacitados para coletar, investigar, redigir, editar e publicar notícias e fatos jornalísticos. Economia, política, esporte, ciência, mundo e cultura são só alguns dos assuntos cobertos pelos jornalistas diariamente. Para tanto, eles aprendem a adaptar suas habilidades parar atuar em múltiplas plataformas: no jornal impresso, revistas, televisão, rádio ou internet. No mercado de trabalho, em uma sociedade em que cada vez mais cresce a demanda por informação, o jornalista não precisa mais se ater à redação: ele pode trabalhar no setor de comunicação de diversas empresas e trabalhar na assessoria de imprensa de instituições públicas e privadas.
Onde cursar: USP, Unesp, ESPM, Cásper Líbero, Mackenzie, Anhembi Morumbi, PUC-SP, PUC-Campinas, Unimep, Metodista
Fora de SP: UnB, UFRJ, PUC-RS, UFRGS, UFMG, UFJF, UFV, UEL, UEPG, UFF, PUC-Rio, UFSM, UFSC

LETRAS
O curso de letras forma profissionais aptos para trabalhar com o ensino ou outras atividades na área da linguagem. Há cursos que são mais voltados aos estudos linguísticos e outros que privilegiam os estudos literários. Além de se aprofundar no estudo da língua portuguesa, o aluno pode se especializar em uma outra língua, seja ela clássica ou contemporânea. Além da área de pesquisa, ele pode ser professor tanto do ensino básico (no caso de ter feito licenciatura) até os cursos pré-vestibular, atuar em escolas de idiomas, no mercado editorial, em empresas que têm projeção internacional ou em atividades que prezem o domínio da língua, tanto portuguesa quanto estrangeira.
Onde cursar: USP, Unesp, UFSCar, Unicamp, Unifesp, Mackenzie, Anhembi Morumbi, PUC-SP, PUC-Campinas
Fora de SP: Ufop, UFSJ, Uerj, UFMG, UnB, UFRJ, PUC-Rio, UFSC, UFPR

PEDAGOGIA
A pedagogia é a ciência que estuda a educação. Recebendo uma boa base de ciências humanas (entre as quais a sociologia, a psicologia e a filosofia), os pedagogos trabalham na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos e na coordenação e orientação educacional. Há dois campos principais de atuação: a administração, gerenciando o sistema de ensino, e o magistério, ajudando professores e alunos. No mercado de trabalho, os pedagogos são requisitados em colégios públicos e particulares, como coordenadores e diretores, e também em outros lugares que exerçam ações educativas, como ONGs e centros de pediatria.
Onde cursar: USP, Unesp, UFSCar, Unicamp, Unifesp, Mackenzie, Anhembi Morumbi, PUC-SP, PUC-Campinas, Unifieo
Fora de SP: UnB, UFMG, UFJF, PUC-PR, UFPR, Uerj, PUC-Rio, UFSM, Udesc, UFBA

PSICOLOGIA
A psicologia é uma disciplina que trata do comportamento humano, com o objetivo de beneficiar a sociedade ao procurar entender como pensam e agem indivíduos e grupos. Para isso, os psicólogos procuram padrões nesses pensamentos e ações, assim como se dedicam ao estudo de casos específicos. Eles identificam e tratam doenças mentais e distúrbios emocionais. O profissional dessa área pode trabalhar em consultórios, hospitais e outros estabelecimentos da área da saúde. Pode também atuar junto a centros de assistência social. Em escolas, pode ajudar na orientação educacional e, mas empresas, pode prestar consultoria de RH. Para exercer a profissão, é necessário registro no Conselho Regional de Psicologia.
Onde cursar: USP, Unesp, UFScar, Unifesp, Anhembi Morumbi, PUC-SP, PUC-Campinas, Unip
Fora de SP: UFG, UFC, UFRGS, UFJF, UFMG, UnB, UEM, UFRJ

PSICOPEDAGOGIA
A psicopedagogia trabalha com o reconhecimento de obstáculos para assimilação de conteúdos em diversas idades. Com influências da psicanálise e da linguística, a psicopedagogia está intimamente ligada à psicologia educacional. O profissional é responsável por tratar dificuldades de aprendizagem de forma interdisciplinar, mesclando também os conhecimentos de pedagogia e psicologia. O atendimento psicopedagógico em clínicas, hospitais, além de instituições de ensino, interagindo com professores para adaptar currículos de acordo com as necessidades das idades, são seus principais campos de atuação. É importante lembrar que a profissão não é regulamentada no Brasil.
Onde cursar: não há
Fora de SP: UFPB, Unifieo, PUC-RS, Unilasalle

RELAÇÕES PÚBLICAS
O curso de relações públicas forma profissionais para cuidar da comunicação de instituições das esferas pública e privada. Esses profissionais devem ter visão estratégica, foco em negócios, responsabilidade social e capacidade de elaboração de políticas de relacionamento. São eles que diagnosticam problemas na comunicação, contornam-nos e fazem a ponte de ligação entre as organizações e os públicos e parceiros envolvidos com elas. Podem atuar em setores de comunicação interna ou externa de empresas e instituições de todos os portes, já que há constante necessidade de alguém que coordene os relacionamentos e administre a imagem desses locais.
Onde cursar: USP, Cásper Líbero, PUC-Campinas, Anhembi Morumbi, FAAP
Fora de SP: PUC-RS, UEL, UFRGS, UFSM, UFMG, UnB

SERVIÇO SOCIAL
O curso de serviço social forma profissionais que zelam pelo bem-estar social, por meio da formulação de políticas sociais públicas. Ao criar e organizar campanhas de alimentação, saúde e educação, e ao fomentar ações de inclusão, esses profissionais promovem a cidadania. Cabe a eles defender e cuidar dos direitos sociais da população. Os assistentes sociais são requisitados principalmente no setor público, para atuar em órgãos que resguardam os direitos das minorias e dos mais desfavorecidos, mas podem também trabalhar em ONGs e empresas privadas que se preocupem com as políticas sociais.
Onde cursar: Unesp, Unifesp, PUC-SP, PUC-Campinas, FMU, Unitau
Fora de SP: PUC-RS, Unioeste, UFJF, UEPG, UFF, PUC-Rio, UFRJ, UFSC, UEL

TEOLOGIA
O curso de teologia contempla o estudo da história das religiões ao longo da história humana, analisando seu desenvolvimento e seus desdobramentos antropológicos e sociológicos. Com o conhecimento adquirido por meio dessa base, o teólogo é capaz de definir as influências religiosas que levaram a eventos históricos e demográficos, além de entender as relações entre religião e sociedade no mundo contemporâneo. O teólogo pode atuar na área de pesquisa, na educação ou assessorar organizações religiosas.
Onde cursar: Mackenzie, PUC-SP, PUC-Campinas
Fora de SP: PUC-Minas, Unimontes, PUC-Rio

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página