Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2012 - 10h00

Professores e mantenedora da PUC fazem audiência para discutir greve

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Representantes da Apropuc (Associação dos Professores da PUC-SP) e da Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP, farão uma audiência pública no Tribunal Regional do Trabalho, às 14h desta quinta-feira (29).

A reunião será uma tentativa de conciliação entre as partes, que foram convocadas depois que a Fundação São Paulo apelou e perdeu uma liminar que deslegitimasse a greve dos professores.

Além deles, estudantes e funcionários paralisaram as atividades há cerca de duas semanas, depois que Anna Cinta, candidata que perdeu as eleições à reitoria, foi nomeada para o cargo.

O Conselho Universitário da PUC-SP aprovou ontem, por maioria absoluta, um parecer com efeito suspensivo da posse da professora Anna Maria Cintra como reitora, prevista para hoje.

Em nota, a Fundação São Paulo, mantenedora da universidade, diz que posse está prevista para hoje, sem dar detalhes de local e horário.

A decisão foi tomada depois que estudantes entregaram ao Consun recurso questionando a nomeação dela para o cargo. O mérito do documento não chegou a ser votado, pois o conselheiro Vidal Serrano, professor da Faculdade de Direito, pediu vistas --ele terá até amanhã para se manifestar.

O conselho achou melhor, então, pedir o adiamento da posse enquanto o recurso não é votado, o que só deve ocorrer no próximo dia 12, quando será realizada uma reunião extraordinária.

Dom Odilo Scherer, grão-chanceler da PUC-SP e responsável por indicar o novo reitor, porém, pode empossar Anna, independentemente dessa decisão.

A professora foi convidada por duas vezes para a reunião de ontem, mas não compareceu. Enviou apenas uma carta reiterando que a decisão de nomeá-la para o cargo havia sido de dom Odilo.

TERCEIRA COLOCADA

Anna Cintra foi indicada por dom Odilo Scherer mesmo tendo ficado em terceiro lugar na eleição, realizada desde 1980 na universidade.

Participam professores do processo eleitoral funcionários e alunos da instituição. Os três nomes com maior número de votos formam a lista tríplice, que deve ser homologado pelo Consun.

O resultado então é submetido ao grão-chanceler da instituição e presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo.

Por causa da nomeação da professora, estudantes e docentes estão em greve desde o dia 13. A comissão do movimento diz que a paralisação será mantida até que ela desista do cargo.

Em nota, a Fundação São Paulo reafirmou ontem a legitimidade da escolha.

Ainda segundo a nota, "o resultado da reunião [de ontem] do Conselho Universitário ainda não foi comunicado oficialmente ao grão-chanceler, que se posicionará sobre o assunto".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página