Publicidade
Publicidade
Regra do MEC pode liberar vestibular de curso barrado
Publicidade
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
O Ministério da Educação divulgou ontem regras para que cursos superiores punidos no mês passado possam reabrir seus vestibulares. Mais da metade dos atingidos poderão pedir o recurso.
Em dezembro, a pasta divulgou que 200 cursos que tiveram notas baixas em 2008 e 2011 não poderiam abrir vagas para este ano. Destes, 112 poderão pedir revisão, por estarem com "tendência positiva".
Do grupo, apenas seis mudaram de patamar, de nota 1 para 2, na escala até 5 --que considera a nota dos alunos no Enade e o perfil docente.
Os demais 106 cursos melhoraram apenas as casas decimais. Engenharia ambiental da faculdade Oswaldo Cruz (São Paulo), por exemplo, subiu de 1,90 para 1,91.
Segundo as regras divulgadas ontem, se o curso estiver em instituição com boa avaliação, o processo será mais rápido. Não haverá, por exemplo, visita de comissões in loco.
"Se já vão liberar os cursos de instituições bem avaliadas, por que divulgam a punição a esses cursos? Fica parecendo medida para inglês ver", afirmou Edgar Gastón Jacobs Flores Filho, consultor de legislação educacional e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (MG).
Ele questiona também o critério usado para definir quem está com tendência positiva. "Usar casa decimal pode indicar melhoria insignificante estatisticamente."
O Ministério da Educação afirmou que divulgou apenas a regulamentação da medida de dezembro. Ou seja, não houve recuo, disse.
Sobre o critério para definir quem está com tendência positiva, afirmou que a intenção é não misturar cursos que estão tendo alguma melhora com os demais. Ressaltou que nenhum desses cursos está automaticamente liberado, pois todos passarão por avaliação.
+ Canais
- Acompanhe a editoria de Cotidiano no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ Notícias de Educação
*Aluno deve ter acesso rápido à correção da redação do Enem, diz Procuradoria
* Unicamp libera consulta a notas de 1ª fase do vestibular 2013
* Governo recua e escola do Maracanã não será demolida em 2013
+ Livraria
- Especialistas corrigem redação simulada para o Enem; veja resultado
- Psiquiatra propõe campanha antibullying; 20% dos alunos são agredidos
- Hitler e Stálin eram 'irmãos espirituais', diz testemunha da batalha de Moscou
- Com dados inéditos, pesquisador escreve biografia da marquesa de Santos
- 'Modelo de herói define padrão de comportamento', diz autor
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Enem recebe 5,2 milhões de inscrições; prazo encerra na próxima 2ª
- Fuvest divulga norma para isenção de taxa; inscrição abre dia 10
- Professores municipais de SP suspendem greve após mais de 20 dias
- Vestibulares de inverno oferecem 45 mil vagas 'tops' em todo o país
- Cotistas têm desempenho inferior entre universitários
+ Comentadas
- Em protesto, alunos da USP vestem saias para assistir às aulas
- Greve de professores afeta ao menos 28% das escolas municipais de SP
+ EnviadasÍndice










