Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2013 - 04h00

Site com videoaulas estimula a discutir dúvidas

Publicidade

DE SÃO PAULO

Bateu aquela dúvida para a prova da segunda fase da Fuvest que começa amanhã e não tem nenhum professor para socorrer? Aulas na internet, como as do O Kuadro, podem dar uma mãozinha.

Criado pelo casal Lucimara, 28, e Bruno Werneck, 32, o site okuadro.com traz vídeos explicativos de conteúdos do ensino médio de matemática, física, química, biologia e português.

Apesar de produzirem boa parte das aulas --algumas são feitas por estudantes--, eles não costumam tirar dúvidas de quem acessa o material. A proposta é que os "alunos", em vez de só aprenderem, também ensinem os colegas.

"Quem não quiser interagir pode apenas assistir às aulas e estudar sozinho. Mas a ideia é que o participante poste sua dúvida e tire a dúvida de outro", afirma Bruno.

Karime Xavier/Folhapress
O casal Lucimara, 28, e Bruno Werneck, 32, que criou o site O Kuandro em julho de 2011
O casal Lucimara, 28, e Bruno Werneck, 32, que criou o site O Kuandro em julho de 2011

Inspirados no engenheiro americano Salman Khan, autor do site de videoaulas, o engenheiro eletrônico e a bióloga trocaram as aulas presenciais que ministravam pelo mundo da internet.

A intenção é ajudar alunos que, assim como eles, são de escola pública e normalmente têm um ensino mais defasado a passar no vestibular --ele é formado pelo ITA; ela, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

O projeto, que começou no YouTube, ganhou endereço próprio em julho de 2011. Em formato de rede social, o Kuadro tem hoje quase 19 mil seguidores, cada um com sua rede de amigos, assim como no Facebook.

Guilherme Mafra, 18, que pretende ingressar em engenharia aeronáutica no ITA, costuma entrar no site todos os dias. "Os vídeos são bem curtos [cerca de cinco minutos] e objetivos, isso ajuda muito na hora de estudar."

Além de pedir ajudar no link de cada videoaula, quem preferir pode participar de grupos com fóruns de discussão específicos. "Medicina" e "Enem" são alguns exemplos. (ANDRESSA TAFFAREL)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página