Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2013 - 18h14

Inscrições no Sisu crescem quase 20% em comparação com 2012

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

No segundo dia de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o número de candidatos inscritos no portal, que nesta edição garante acesso a 101 instituições públicas de ensino superior do país, é 20% maior em comparação ao mesmo período de 2012.

Medicina na Universidade Federal do Ceará é o curso mais procurado no Sisu
Candidatos já podem consultar as notas de corte do Sisu

Até as 14h desta terça-feira, segundo balanço do MEC, foram 1.163.150 inscritos no sistema, um aumento de 18,9% em comparação ao mesmo período do ano passado (978.225).

Diariamente, o Sisu divulga a nota de corte para cada curso e turno respectivo. Com isso, o candidato consegue identificar se sua pontuação o coloca entre as vagas disponíveis. "O Sisu não é um sistema passivo. [O candidato] tem que olhar a sua evolução para ter uma estratégia de buscar em outros Estados e cursos afins pra poder garantir seu acesso", disse o ministro Aloizio Mercadante (Educação) nesta terça-feira (8).

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

O ministro informou ainda que o prazo de inscrição no Ciência sem Fronteiras foi prorrogado: o prazo se encerraria no dia 14 deste mês, mas foi estendido até 24 de janeiro. Até o momento, segundo ele, 40 mil estudantes se inscreveram no programa.

CARTÃO PARA BOLSISTAS

Mercadante confirmou ainda que a pasta concederá bolsa de R$ 400 aos alunos de baixa renda aprovados por meio da nova lei das cotas nas universidades federais.

O valor será repassado àqueles matriculados em cursos com carga horária acima de 5 horas por dia. O valor é o mesmo pago atualmente aos estudantes bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

A Folha revelou em novembro que este era o valor em estudo na pasta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página