Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2013 - 03h00

Estudantes protestam contra reitora em missa de dom Odilo na PUC-SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

Usando esparadrapos e lenços na boca, simulando mordaças, estudantes da PUC-SP fizeram ontem à noite protesto durante missa do cardeal dom Odilo Scherer no campus principal da universidade, em Perdizes (zona oeste).

Cardeal do Vaticano confirma Anna Cintra como reitora da PUC-SP
Ana Cintra poderá retornar à reitoria da PUC-SP, determina Justiça
Reitora se afasta da direção da PUC-SP após decisão judicial
Estudantes da PUC-SP suspendem greve até 2013
Igreja interviria se eu não assumisse, diz reitora da PUC-SP

Os alunos criticaram a escolha da reitora Anna Cintra (terceira colocada em eleição interna), feita por dom Odilo, e uma norma da dirigente que exigia que qualquer manifestação no campus teria de receber autorização da administração central da escola.

Antes mesmo do protesto, a reitora já havia revogado a decisão. Os alunos, porém, afirmaram ser necessário reforçar a contrariedade.

A parte final da cerimônia religiosa, no pátio da cruz, teve momentos de tensão. Enquanto estudantes gritavam "fora Anna Cintra", os participantes da missa gritavam "dom Odilo" e "a PUC é católica". Ao microfone, o cardeal pediu serenidade. Ele é um dos possíveis substitutos do papa Bento 16.

Segundo participantes, a ideia era que o ato fosse silencioso, o que foi seguido por cerca de cem estudantes durante a missa na capela, ao lado do prédio da reitoria.

O cardeal e os participantes, porém, se deslocaram para dentro do campus, no pátio da cruz, para seguirem a cerimônia. Ali, encontraram centenas de alunos --que, em alguns momentos, romperam o silêncio e gritaram palavras de ordem. E veio a resposta.

Muitos alunos também exibiam reprodução de carta assinada pela reitora durante eleição interna, comprometendo-se a não assumir caso não fosse a mais votada.

Na PUC-SP, o reitor é escolhido pelo arcebispo de São Paulo, a partir de uma lista tríplice encaminhada após eleição na universidade.

Tradicionalmente, o mais votado é o escolhido, mas, no ano passado, dom Odilo optou pela terceira colocada.

Os manifestantes dizem que o ato significou quebra de autonomia. Já a igreja afirma que o estatuto não foi ferido, uma vez que cabe ao cardeal a escolha do novo dirigente.

A decisão por Anna Cintra é analisada pela Justiça.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página