Elogiada, Unicamp encerra 2ª fase com prova difícil e bem contextualizada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Ricardo Matsukawa - 23.nov.14/UOL Candidatos fazem vestibular da Unicamp em unidade da Unip na Vergueiro, em São Paulo
Candidatos fazem vestibular da Unicamp em unidade da Unip na Vergueiro, em São Paulo

FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO

A segunda fase da Unicamp terminou nesta terça (16) com a prova de biologia, física e química. Após a maratona de três dias de exame, professores de cursinho elogiaram essa última etapa do vestibular, classificada como difícil e bem contextualizada.

"Conseguiu fechar com chave de ouro. Foi uma prova sofistica, inteligente, em que quase todas as matérias, com exceção de matemática, trouxeram boa contextualização, exigindo conceito sem aquele conteudismo arcaico", afirma Daniel Perry, coordenador do cursinho Anglo.

Em relação a esse último dia de prova, os professores destacaram as questões de biologia e de química, avaliadas como abrangentes, bem distribuídas e bem elaboradas. "Foi uma prova conceitual, mas com poucos cálculos. O aluno tinha que ter um bom preparo acadêmico, mas não dava para ser bitolado, era necessária uma visão mais analítica", afirma Perry.

O professor Luiz Carlos Bellinello, que dá biologia no cursinho Objetivo, apontou que essas características podem ter assustado alguns alunos por ter exigido. "Exigiu, não só conhecimento biológico, mas raciocínio, bom entendimento de texto e deduções lógicas. Nossa vivência mostra que isso é meio difícil para os alunos, que hoje têm pouca leitura. Eles devem ter achado dificílima", afirma.

Célio Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, ressaltou ainda, como ponto positivo, o grande uso de exemplos cotidianos, que conseguiram aproximar as questões da vida do candidato, como no cozimento do arroz abordado na prova de química.

"Ela teve a preocupação de aproximar os conteúdos da realidade dos alunos, o que mostra uma tendência, é como será o novo ensino médio. É importante pra entender que química é importante não apenas para passar no vestibular, mas para entender aspectos do cotidiano", afirma.

Os professores apontaram apenas matemática, abordada na prova de segunda (15), como uma exceção, já que trouxe pouco contexto e ficou mais focada nas contas. "É ruim para a própria matemática esse tipo de abordagem porque não dá oportunidade de ser mais entendida", diz Tasinafo.

A divulgação dos alunos aprovados na primeira chamada está programada para 8 de fevereiro, com matrículas não presenciais no dia seguinte. Neste ano, 76.225 candidatos fizeram a prova da primeira fase, sendo que 15.461 seguiram para a segunda etapa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.