Jovens encontram soluções para que país alcance objetivos da ONU
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Vencedores do Do It! Challenge: Maria Luiza França, 17; Enrico Terra, 20; Rayane Bernardes, 24 |
Um kit de ajuda para combater a desnutrição infantil, o uso da internet das coisas na educação ambiental e incentivar o empreendedorismo feminino feito diretamente de casa.
Essas foram as três propostas que venceram o Do It! Challenge, concurso que buscava soluções para três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), assinado em 2015 pelos 193 Estados-membros da organização, incluindo o Brasil.
Os projetos ainda não saíram do papel, mas já são um começo para que o país avance no cumprimento dos metas até 2030.
Para combater a desnutrição infantil, a ideia veio de um suplemento alimentar usado pela ONU no Paquistão. O estudante de ciências econômicas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Enrico Terra, 20, quer utilizar o "Wawa Mum" para alimentar 2.300 crianças por seis meses.
O suplemento cumpre o papel de alimentar bebês por apenas 17 centavos ao dia, sem necessidade de refrigeração. Com R$ 2.500 é possível distribuir 14.700 "kits" do tipo. "Meu objetivo é conseguir 430 mil 'Wawas Mums'", diz Terra, que venceu na categoria Fome Zero.
AMBIENTE E FEMINISMO
Para aumentar o interesse de crianças e adolescentes por educação ambiental, a resposta é unir a Internet das Coisas às aulas, segundo Maria Luiza França, vencedora da categoria Educação.
A estudante de ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, de apenas 17 anos, já vislumbra "hardwares" em hortas e reciclagem de lixos eletrônicos se transformando em sensores de temperatura.
"Com tecnologia é possível obter informações detalhadas de plantas em aulas práticas, como saber o nível de água que ela precisa, por exemplo", explica ela.
Já na categoria Igualdade de Gênero, a estudante de engenharia química Rayane Bernardes, 24, da Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais, venceu o desafio com a ideia de uma consultoria para negócios on-line para incentivar mulheres que são mães a empreender trabalhando de casa.
"Sou feminista e quero capacitar mulheres para terem autonomia financeira, conciliando maternidade com vida profissional", afirma a mineira.
Cada um dos vencedores recebeu como prêmio um intercâmbio social, treinamento e dinheiro para investimento para que o projeto deixe de ser uma ideia e vire realidade.
O concurso Do It! Challenge foi promovido pela consultoria Eureca! e pelo movimento Aiesec Brasil (Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais, na sigla em francês).