Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
21/11/2007 - 19h27

Tião Rocha, do CPCD, é eleito o Empreendedor Social 2007

Publicidade

DA FOLHA DE S.PAULO

Protagonista de uma história que reúne crianças, pés de manga, biscoitos "escrevidos" e muitas outras invencionices pra lá de roseanas, o mineiro Tião Rocha, 59, fez o sertão virar mar de aplausos ao se tornar, na noite desta quarta-feira, o Empreendedor Social 2007.

Em clima de realismo mágico, Tião "abriu a roda" --com cerca de 300 convidados, entre representantes do terceiro setor, empresários, acadêmicos, políticos e artistas-- para receber o prêmio no Masp (Museu de Arte de São Paulo).

O educador, que concorreu com outros 349 candidatos, é mentor do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), organização que promove educação popular e desenvolvimento comunitário com uso de brincadeiras, bibliotecas ambulantes, teatro, música, criação de produtos e cursos.

"Sou um privilegiado", comemorou Tião, logo após a cerimônia de premiação, realizada pela Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Schwab, da Suíça.

Criado em 1984, o CPCD já criou e adaptou mais de 2.000 tecnologias a partir do saber popular para uso em escolas e comunidades de baixa renda. Com a pedagogia da roda e projetos como o Bornal de Jogos (que utiliza 150 jogos para o ensino de matemática, português e outras disciplinas), o instituto avançou sertão adentro --alcançou sete Estados brasileiros-- e atravessou o mar para desembarcar em Moçambique e em Guiné-Bissau, na África. Desde sua fundação, mais de 20 mil crianças e jovens ganharam voz com as iniciativas de Tião.

"A vitória de Tião é uma comprovação de que, neste mundo em que queremos tudo instantaneamente, as idéias que inovam só vêm com o tempo. O empreendedor social precisa de muito tempo para fazer a diferença", ressaltou a diretora-executiva da Fundação Schwab, Pamela Hartigan.

Com a conquista, dedicada a todas as crianças do sertão das gerais, Tião contará com visibilidade na mídia, troca de conhecimento e contatos com patrocinadores nacionais e internacionais. Participará, com todas as despesas pagas, da Reunião Geral para a América Latina do Fórum Econômico Mundial, no México, e da Cúpula Mundial de Empreendedores Sociais, na Suíça.

"Agora, com o prêmio, aumentam a minha responsabilidade minha fé de que somos capazes de fazer um mundo melhor, por meio de todos esses projetos. E a gente começa a mudar tudo quando pensa em cuidar dos nossos tataranetos', concluiu o educador das veredas mineiras, sempre inspirado pelas letras de Guimarães Rosa.

Finalistas certificados

A cerimônia de entrega do prêmio foi precedida do debate "Estado e Terceiro Setor na Educação", conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, membro do Conselho Editorial da Folha, e com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad; da diretora-presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Maria Alice Setubal; e da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Cleuza Repulho.

Promovida em 27 países, a versão brasileira do concurso recebeu recorde de inscrições (350) em sua primeira fase em relação aos dois primeiros anos (125 em 2005 e 153 no ano passado).

Na segunda etapa, 12 candidatos tiveram documentação avaliada pela organização do prêmio e dados financeiros analisados pela Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

Os quesitos inovação, sustentabilidade e impacto social passaram a ter peso maior neste ano. Com isso, dentre os 12 pré-selecionados, só 6 foram visitados e chegaram à final. Os outros critérios de seleção são alcance e abrangência, efeito multiplicador, exemplo/liderança e valor agregado mútuo.

Além de Tião Rocha, os finalistas certificados foram André Soares, do Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado); Flavio Pimenta, da Associação Meninos do Morumbi; Luciano Huck, do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias; Mauricio Ruiz, do Instituto Terra de Preservação Ambiental; e Vinicius Ferreira, do Crides (Centro Regional Integrado de Desenvolvimento Sustentável).

Fizeram parte do júri neste ano Amyr Klink, diretor da Amyr Klink Planejamento e Pesquisa; Fábio Rosa, fundador do Ideaas (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto-Sustentabilidade); Luiz Carlos Merege, coordenador do Centro de Estudos do Terceiro Setor da FGV (Fundação Getulio Vargas); Marco Milani, economista e coordenador do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pamela Hartigan, diretora-executiva da Fundação Schwab; Paulo Levy, coordenador de estudos macroeconômicos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; e Vaguinaldo Marinheiro, secretário de Redação da Folha.

O concurso no mundo

Realizado pela terceira vez no Brasil, o prêmio Empreendedor Social busca identificar líderes de organizações --com ou sem fins lucrativos-- que desenvolvam produtos ou serviços voltados à melhoria de comunidades marginalizadas.

A rede mundial formada pelos 120 empreendedores sociais da Fundação Schwab abrange os cinco continentes. O mais novo integrante do seleto grupo, Tião Rocha, junta-se agora a outros dez brasileiros.

África do Sul, Alemanha, Argentina, Bangladesh, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Jordânia, México, Nigéria, Paquistão, Polônia, Quênia, República Tcheca e Suíça são os países que realizaram o concurso neste ano.

No Brasil, a Folha é parceira exclusiva da Fundação Schwab para a realização do prêmio, que tem como apoiadores o Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getulio Vargas, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Rits (Rede de Informações para o Terceiro Setor) e o portal de conteúdo UOL.


 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página