Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
27/07/2012 - 06h53

Para captar recursos, entregue alfa

Publicidade

GUSTAVO PIMENTEL

O mercado financeiro é cheio de expressões e siglas quase incompreensíveis, mas que guardam significados úteis para empreendedores sociais em busca de recursos para suas iniciativas, sejam elas com ou sem fins lucrativos.

Mas, antes de falar de alfa, vamos falar de risco e retorno. É quase um axioma do mundo dos investimentos que, para obter maior retorno, é preciso correr maior risco, ou seja, ter também uma probabilidade maior de perda.

Investir em um negócio social de pequeno porte será sempre mais arriscado do que investir em ações de uma grande empresa listada em bolsa de valores. Da mesma forma, doar para uma organização social pequena tem potencialmente maior impacto, mas traz riscos mais elevados -com relação ao sucesso na execução do projeto- que doar para as mais estruturadas e estabelecidas.

Em artigo publicado na Folha, Renato Kiyama aponta corretamente que os investidores de impacto fazem um escrutínio profundo dos modelos de negócio e equipes de gestão de seus potenciais investimentos -dezenas, às vezes centenas de negócios- para, no final, apostar em uma ou duas oportunidades. Esses investidores não buscam apenas um retorno condizente com seu risco. Eles buscam alfa.

Alfa é o excesso de retorno de um investimento ou carteira de investimentos, com relação ao risco incorrido, ou seja, o valor esperado do retorno para um investimento daquele tipo. Para os investidores de impacto, após um extenuante processo de análise e seleção, não basta "ficar na média". Quer conseguir um investidor de risco para seu negócio social? Entregue -ou mostre que pode entregar- alfa!

Da mesma forma, a captação de recursos de organizações sem fins lucrativos junto à cooperação internacional, fundações e empresas, via editais ou em negociação direta, está cada vez mais competitiva. A demonstração de impacto deve ser mensurável, a prestação de contas confiável e precisa, as metodologias testadas e replicáveis, e as equipes de implementação muito experientes.

Quer captar recursos institucionais? Entregue alfa! Nesse caso, mostre que seu impacto socioambiental ficará acima da média para um projeto do tipo, com menor risco.

Em artigo no site "Sustentabilidade na Empresa", Gabriela Werner alega que, para obter recursos da alta liderança das empresas para iniciativas de sustentabilidade, é necessário "mostrar o retorno econômico e socioambiental da iniciativa" através de indicadores que se relacionem com redução de custos, aumento de receitas, mitigação de riscos e aumento da reputação.

Quer aprovar seu orçamento de sustentabilidade junto à liderança da empresa? Entregue alfa!

Empreendedores sociais são indubitavelmente indivíduos acima da média. Agora precisam provar que geram retornos superiores aos riscos. Vamos entregar alfa!.

LEIA TAMBÉM: O empreendedor que copiava

Gustavo Pimentel é sócio da Dinamus Inovação Sustentabilidade e Negócios, representante do Business Call to Action no Brasil www.businesscalltoaction.org e ex-aluno da IE Business School.
gustavo@dinamusconsultoria.com.br


 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página