Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
14/03/2011 - 20h35

ONG Brasil - reunindo empreendedores sociais do país inteiro

Publicidade

DE SÃO PAULO

A UBM (United Business Media), multinacional inglesa com escritórios em mais de 30 países, por meio de sua subsidiária brasileira, UBM Brazil, lançou, em 2009, a feira ONG Brasil. O evento não tem fins lucrativos e é composto por exposição e congresso, direcionados para o desenvolvimento e capacitação das organizações não-governamentais brasileiras e/ou com atuação no Brasil. A iniciativa busca a expansão da responsabilidade socioambiental no país.

Parte da política de responsabilidade social da UBM, o evento ONG Brasil cede gratuitamente os estandes para as organizações. O objetivo do evento é aproximar tanto a iniciativa privada quanto o poder público e grande público das ONGs, fundações e instituições e dos seus projetos, incentivando o comprometimento com as práticas de responsabilidade socioambiental nas suas mais diversas vertentes. O evento ONG Brasil busca reunir empreendedores sociais, ONGs, setor privado e setor público de todo o Brasil para encontrarem, juntos, soluções para uma sociedade mais justa.

A ONG Brasil foi um projeto pioneiro e agora a UBM está programando eventos similares em Londres, Mumbai e Xangai. O Responsible Business realizado em Londres, nos dias 17 e 18 de março de 2011, é resultado da expansão da iniciativa.

Confira abaixo a síntese das edições anteriores do evento ONG Brasil.

2009

Evento inédito no Brasil reuniu, na cidade de São Paulo, ONGs, poder público e empresas para discutir os rumos do início de uma nova fase no terceiro setor, com mais sustentabilidade, profissionalismo e redes sociais consolidadas. O evento ofereceu, gratuitamente e sem fins lucrativos durante três dias, oito palestras, três debates, cinco minicursos, 17 mesas-redondas, duas apresentações de cases e intercâmbio com ONGs internacionais. Foram mais de 3.000 inscritos para os cursos e seminários.

Com cerca de R$ 500 mil investidos pela UBM Brazil, a proposta foi promover a busca pela profissionalização e sustentabilidade das ONGs. Possibilitou o acesso a aprendizagem e esclarecimentos de temas polêmicos e discutiu, ainda, os rumos do terceiro setor no no país, estimulou o networking entre as organizações participantes e ofereceu a empresas a oportunidade de aprofundar os conceitos de responsabilidade social em suas corporações.

A integração entre todos os setores da sociedade é necessária: isoladamente nem o poder público, nem a iniciativa privada e nem as ONGs irão resolver os problemas. O evento contribuiu para a reflexão de como é possível fortalecer os modelos de gestão de parceria público-privada.

2010

O evento apresentou crescimento expressivo em relação à primeira edição realizada. Foram 54% mais visitantes ---15.148, em 2010, e 9.814, em 2009- - e 66% mais expositores --500, em 2010, e 300, em 2009. Para o gerente de Marketing da UBM Brazil, Pedro Garanovschi Filho, esse aumento é resultado da divulgação do evento que vem contando, cada vez mais, com a adesão da imprensa e de agentes de mídias sociais como Twitter e Facebook. "No ano passado, por exemplo, contamos com a cobertura de grandes redes de televisão como TV Globo, Record e TV Futura, entre outras", ressalta Pedro.

"A própria organização do evento reforça o conceito de parceria do setor já que vários de nossos fornecedores, de uma forma ou de outra, colaboraram para que o evento acontecesse. O maior exemplo é o próprio Expo Center Norte que cedeu, gratuitamente, o pavilhão e o espaço de conferências para a realização da ONG Brasil, destaca a gerente do evento, Barbara Nogueira.

Além da feira que proporcionou às entidades uma oportunidade de demonstrar seus trabalhos, realizar parcerias, trocar experiências com outros expositores e vender artigos produzidos em suas oficinas de geração de renda, o evento contou com uma extensa programação de treinamento que foi coordenada pela Revista Filantropia.

"A parceria foi importante para a disponibilização dos conteúdos voltados à gestão do terceiro setor, especialidade da publicação, que já divulga ações da área há oito anos", disse o editor da Filantropia, Marcio Zeppelini.

A edição de 2011 está prevista para acontecer em novembro.

Para saber mais, acesse o site www.ongbrasil.com.br


 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página