Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Elizabeth Vargas

Quem é ela?

Elizabeth Vargas, 57 anos, gaúcha, solteira, dois filhos, socióloga.

Lidera a UniSol (Universidade Solidária). São 14 funcionários, 20 voluntários e outros 20 mil professores e universitários voluntários nos projetos

* Dados de 2005

Fundada em 1995, a entidade é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que capta recursos dos setores público e privado e reúne universidades, empresas e Estado para que atuem em projetos de voluntariado e trabalho comunitário

Seu orçamento em 2005 é de R$ 2,9 milhões, captados do poder público, de empresas parceiras e de um fundo próprio de investimentos

Média de 200 mil beneficiários diretos por ano

www.unisol.org.br

Desafiadora, socióloga mobiliza 20 mil pessoas

Exilada na ditadura militar, capitã da Universidade Solidária nunca conseguiu ser 'cidadã comum'; sua ação já rendeu projetos em mil comunidades brasileiras

DENISE RIBEIRO
da Folha de S.Paulo

Fã de futebol, apaixonada por sapatos diferentes e eternamente ligada em alta voltagem. Fala ágil e gestos contundentes, é dona de um sorriso que desmonta o interlocutor, que ela encara sempre com meiguice e determinação.

Assim é a socióloga Elisabeth Vargas, 57, a força motriz que imprime ritmo e dinâmica aos projetos da UniSol - a Universidade Solidária que ajudou a fundar há dez anos e que dirige até hoje.

Beth, como é conhecida, coordena a arrecadação de recursos e a articulação das parcerias entre universidades (públicas e privadas), empresas, organizações e prefeituras, peças fundamentais para que o trabalho aconteça.

A clareza com que vislumbra a magnitude dos projetos e a defesa ardorosa que faz de suas opiniões (nem sempre palatáveis aos patrocinadores) contaminam todos os que descobrem a UniSol.

"Sei que sou meio briguenta e centralizadora, mas não tenho medo nem de cara feia nem de poderoso. Sou muito exigente comigo mesma e tenho um lado prático, de tomar atitudes, que traz segurança à equipe", afirma.

O comando funciona. Sob a coordenação dela, a UniSol tornou-se a única organização brasileira capaz de mobilizar 20 mil estudantes voluntários e 200 universidades públicas e privadas para uma mesma causa: implementar projetos sociais em cerca de mil comunidades brasileiras.

Exílio

Natural de Roca Sales (RS), filha única de uma professora compenetrada e de um mecânico de idéias libertárias, adorava a companhia do pai. "Ele me levava ao estádio para ver futebol e me incutia ideais políticos. Foi pracinha na Segunda Guerra e sempre discutia temas democráticos em casa. Eu tinha 13 anos quando Jânio Quadros renunciou, e meu pai me carregou com ele para Porto Alegre. Foi se alistar no Grupo dos 11, formado pelo Leonel Brizola para se opor aos militares. Durante a viagem, dizia: 'Você vai ser enfermeira da guerra civil'."

Aos 16, ela já havia lido o "Manifesto Comunista" e livros de Karl Marx. A guerra civil não veio, mas o golpe que levou os militares ao poder em 1964 mexeu com os brios da moça. Ela, que sempre sonhara com um mundo mais igualitário, já estava cursando História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul quando foi fisgada pela militância do Partido Operário Comunista. "Passava mais tempo no centro acadêmico do que nas aulas", conta.

Assumir posições de confronto aos militares era pôr a vida em risco. "Meu apartamento foi invadido, chegaram a torturar uma amiga, que nunca participou de nada, para saber do meu paradeiro. Eu e meu namorado [o economista Jorge Mattoso, atual presidente da Caixa Econômica Federal] tivemos de mudar para São Paulo."

Quando a coisa apertou, os dois fugiram. Ela morou no Chile, na Suíça e na França. "Foi lá [em Paris] que comecei a me tornar feminista. Os companheiros comunistas admiravam a militância das mulheres, desde que ficassem longe de cargos importantes."

Foi lá que botou na cabeça que queria ser mãe. Tinha 30 anos quando nasceu Francisco e, pela primeira vez, permitiu-se pensar em si mesma. "Percebi que nunca tinha vivido como cidadã comum." Em 1978, voltou ao Brasil.

"Jamais consegui pensar minha existência desligada de uma ação social", diz. Amiga da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, acabou trabalhando no comitê de criação do Comunidade Solidária, que seria o embrião da UniSol.

 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página