Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Karen Worcman

Quem é ela?

Karen Worcman, 43 anos, carioca, casada, dois filhos. Historiadora com pós-graduação em lingüística. Lidera o Instituto Museu da Pessoa.net

Tem sede física em São Paulo, mas, por ser virtual, não tem limitação geográfica. A iniciativa foi replicada no Canadá, nos EUA e em Portugal. Lida com memória comunitária. São 19 funcionários e um voluntário.

* Dados de 2005

Fundado em 1992, o museu coleciona histórias de vida de pessoas comuns e prega que escutar o outro é um instrumento para a democratização da memória social

Seu orçamento em 2005 é de R$ 2,3 milhões (parcerias e patrocínios)

Média de 444 beneficiários diretos por ano

www.museudapessoa.net

Museu de colecionar gente é obra da vida de historiadora

Arquivo que reúne e conta histórias de pessoas comuns nasceu do prazer quase proibido de ouvir a conversa alheia e do real interesse pelo outro

ANDRESSA ROVANI
da Folha de S.Paulo

Ela é difícil de rotular. E sabe disso. Quando Jonas, 5, traz à tona sua curiosidade infantil e insiste em entender qual é a profissão da mãe, ela responde: "Eu gosto de contar a história das pessoas".

Não satisfeito, ele retruca: "Você deveria ser advogada", uma atividade, ao que parece, já domada pelo imaginário dos pequenos.

Karen Worcman, 43, está acostumada às perguntas. É uma historiadora que escolheu a tangente entre a docência e o concurso público e desenvolveu um projeto que desafia rótulos. Por isso seus interlocutores sempre a observam, em princípio, com olhos questionadores.

"O museu é algo difícil de encaixar. Minha profissão, também. Já aprendi a conviver com isso", pondera. "São conceitos difíceis de serem explicados, acho que é porque são inovadores mesmo."

Bota inovador nisso. A idéia que Karen formatou é a de um museu sem paredes, mas com endereço fixo, aonde as pessoas não vão para ver, mas para serem vistas. Além disso, ela quis dar voz justamente àqueles que não são ouvidos, àqueles quaisquer, que têm histórias boas para contar justamente por serem comuns. E criou um museu de colecionar gente.

No acervo virtual (www.museudapessoa.net) há depoimentos registrados em áudio, vídeo e texto. A ele podem ter acesso tanto os que pretendem contar como os que querem ouvir histórias de vida. O museu conta com 18 programas de formação, 54 projetos de memória institucional, além de 4.600 depoimentos cadastrados.

Influências

A idéia nasceu de um estalo. Eram meados da década de 1980; o cenário, os corredores da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, onde Karen buscava ferramentas para entender como a história se formava. "A forma como encaramos a realidade depende da história de cada um. Eu tenho, desde criança, um interesse grande pelo outro."

Nascida em uma típica família judaica, Karen teve na figura do pai, um imigrante polonês fugido da guerra, o exemplo maior de vida e dedicação. "Ele era uma pessoa altamente empreendedora e me ensinou que as coisas deveriam ser construídas, criadas."

As histórias de família, que povoaram toda a sua formação, foram decisivas para que a historiadora enxergasse o mundo a seu modo e se interessasse pelo que os outros tinham para contar.

Foi durante o ensino médio, na efervescência dos movimentos estudantis contra a ditadura, que Karen se engajou de vez no compromisso de olhar o outro.

O tripé de influências foi completado por uma característica determinante: a angústia de descobrir seu papel no mundo a fez recusar os modelos tradicionais. Conceber um projeto inovador foi como acalmar muitas perguntas que lhe tiravam o sono.

As mãos ágeis confessam a inquietação da mulher que as carrega. É difícil não se sentir logo íntimo, puxar um banco e estender a conversa. Karen diz: "É dom, o que se há de fazer?", e logo solta um segredo que a revela por inteiro: "Eu adorava ouvir a conversa dos outros quando era pequena".

Aos poucos, tanto Jonas como o mundo vão entendendo o que essa mulher pretende -e não é pouco. "Sou ambiciosa, completamente abusada", diz, mais próxima da servidão que da soberba.

E resume a si mesma: "Eu sou movida a muitas perguntas e me fascino com o que os outros me contam. Ouvir histórias é como colecionar outras vidas".

 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página