#Mobilizadores em rede
PAULA LAGO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO
Tudo comeou mesmo na rua, mas no no ltimo junho, com as grandes manifestaes que ocorreram pelo pas. Foi em 2009.
Ouvindo msica durante caminhadas em Buenos Aires, ele teve as primeiras ideias para a Meu Rio. Pensou na colega do ensino mdio, que estava no Brasil. Ligou e, em uma hora de conversa pelo Skype, a amiga comprou a ideia, ainda que tenha achado a apresentao algo confusa. No outro dia, ela j estava com quase tudo esquematizado, lembra Miguel Lago, 25, administrador pblico. Ela Alessandra Orofino, 24, economista.
A diviso de tarefas segue essas caractersticas de ambos. Miguel o diretor-presidente e tem como atribuio lidar com as relaes externas entre a Meu Rio e outras instituies. Alessandra, a diretora-executiva, lidera a equipe e as relaes internas.
Existe muita sintonia entre eles, conta Rita Lamy, 32, ex-parceira. De fato. Ao serem questionados, em separado, sobre uma situao curiosa que tenham vivido em comum, lembraram-se da mesma: quando, no Lyce Molire, escola francesa no Rio, lideraram uma greve de alunos contra o corte de aulas optativas, imposto por reduo dos repasses.
Eles dizem que todos os alunos do ensino mdio aderiram ocupao do ptio. O diretor recuou da deciso.
Adultos, suas aes so mais complexas, e o alcance, mais amplo: evitaram a demolio de uma escola, suspenderam uma sesso na Assembleia Legislativa do Rio em que seria votado um projeto de alterao na legislao ambiental e revogaram decreto que proibia bailes funks, por exemplo.
Entre as plataformas oferecidas no site est a Panela de Presso, onde o carioca pode criar uma campanha e, com um clique, enviar mensagem para a autoridade que possa resolver o problema ou ligar diretamente para ela.
Esse empoderamento d resultados. A professora Aline Mora, 34, da Escola Municipal Friedenreich, participou da campanha contra a derrubada do prdio e percebe a diferena. Nunca tinha ido a manifestaes. Entrei nessa briga pela escola e passei a sentir que podemos lutar pelo que queremos.
Alessandra pensa bem antes de falar e organiza os post-its da reunio com a equipe. Diz que no tem medo de falhar nem de ouvir no. Uma vez, em um voo do Rio para Nova York, apresentou-se a Camila Pitanga e a convenceu a protagonizar um vdeo para a Meu Rio. A atriz participa de aes at hoje.
Miguel botafoguense e no gosta de fazer coisas por obrigao. Foi assediado por partidos para se candidatar e declinou. Diz que as propostas eram boas, mas que perdemos a efetividade quando estamos dentro da poltica.
Com passagens por instituies de ensino de renome internacional, ela, em Columbia (EUA), ele, no Institut dtudes Politiques de Paris, afirmam ter recusado ofertas com timos salrios. Nunca quis trabalhar em empresa privada. Queria testar outras coisas. Tambm no queria entrar diretamente na vida acadmica, avalia Miguel. Sempre disse que no trabalharia em algo que no fizesse sentido para mim. Queria que meu talento fosse direcionado para coisas das quais eu pudesse me orgulhar, revela Alessandra.
TEMPO CURTO
Manter a Meu Rio em ao toma tempo trabalham 16 horas por dia. Entre as pessoas prximas aos dois, essa a queixa. Lembrada por Hugo Sassaki, 27, o namorado de Alessandra, que afirma que s no ganhou um upgrade para marido por falta de tempo dela. E por Antonio Engelke, 36, socilogo, que conta sentir saudade de receber convites para um chope.
Os empreendedores, no entanto, tentam dar conta de tudo. Alessandra pratica ioga e stand-up paddle (esporte com prancha e remo) e desliga o telefone aps as 23h. Miguel pe o celular para despertar a cada quatro horas, para se lembrar de comer fruta ou chocolate, e gosta de ir praia dar um mergulho no fim de semana. Mas consente: Nunca o tempo passou to rpido para mim.
Assista
Conhea mais sobre a organizao Meu Rio
Ningum previu que uma mobilizao, na cidade de So Paulo, em torno do aumento de R$ 0,20 da tarifa de nibus, no incio de junho de 2013, levaria maior manifestao popular que o pas j viu desde os caras pintadas, em 1992. O movimento ganhou fora --chegando a levar mais de 1 milho de brasileiros s ruas-- aps o dia 13 de junho, quando a Polcia Militar reprimiu violentamente tanto os manifestantes como os jornalistas que cobriam o evento.
Essa onda de manifestaes ficou marcada por dois fenmenos inditos no Brasil: a ausncia de uma liderana e de uma demanda clara de reivindicao; e a importncia das redes sociais na mobilizao.
J no final de 2011, pesquisas do Datafolha sobre o universo jovem apontavam para uma crise de representao e representatividade. Essa frustrao em relao ao sistema poltico brasileiro ficou clara quando a grande maioria dos manifestantes se declarou apartidrio.
Por sua vez, essas mesmas pesquisas indicam que as redes sociais gozam de uma grande credibilidade entre os jovens e cita a internet como arma poltica desse segmento em uma mobilizao que dispensa intermedirios e que encontra base no grau de identificao social entre os usurios da rede.
O uso das mdias sociais vem ganhando cada vez mais relevncia em mobilizaes populares. Dos manifestantes da praa Taksim, na Turquia, praa Tahir, no Egito, aos Indignados da Espanha, todos a usaram como o principal meio de comunicao e auto-organizao.
Em 2007 Ricken Patel, um jovem canadense, ao criar a organizao Avaaz, apostou no potencial da internet em mobilizar pessoas no nvel internacional. Esse movimento virtual, alm de organizar protestos, permite a assinatura de peties e enviar e-mails aos representantes de governos.
Dois anos depois de sua criao, o Brasil se torna um dos maiores representantes da organizao, graas a sua coordenao da petio pelo projeto de Lei da Ficha Limpa. A campanha terminou em vitria quando, oito meses depois, o ento presidente Luiz Incio Lula da Silva sancionou a lei.
Ao perceber o enorme potencial desse universo e que as iniciativas on-line tinham um foco internacional ou nacional, os amigos da adolescncia Alessandra Orofino e Miguel Lago decidiram criar a plataforma Meu Rio. Como as outras iniciativas, a organizao tambm trabalha com peties digitais, mas resolveu ir alm: buscam criar constantemente novas ferramentas de participao, s que em escala local, e aprofundar o relacionamento com as polticas pblicas de sua cidade.
A Meu Rio pioneira na criao de uma plataforma que permite ao cidado influenciar diretamente a tomada de deciso de polticas pblicas usando os mecanismos para, de forma aglutinadora e organizada, pressionar tomadores de deciso, sejam polticos ou lideranas de rgos pblicos, a debater e propor ideias para solucionar os problemas da cidade.
Aparentemente, nenhuma das outras plataformas existentes no mundo possui um foco bem especfico e um engajamento to ativo com poder real de atuao da comunidade. A Meu Rio criou uma ferramenta que permite ao cidado comum entrar em contato diretamente com o tomador de deciso por trs canais: Twitter, e-mails e telefone. Esse ltimo o mais inovador no aspecto tecnolgico.
No houve nenhum tipo de gerao prpria renda nos dois primeiros anos da organizao (2011 e 2012). O dinheiro nessa fase veio de investidores externos. Apenas em 2013 aconteceu a primeira abertura para microdoaes de pessoas fsicas, projeto de sustentabilidade da organizao A adeso inicial foi de 600 doadores mensais, com tquete mdio de R$ 16.
A organizao trabalha para expandir para 5.500 microdoadores at o fim de 2014, o que daria autossustentabilidade financeira ao Meu Rio.
Para manter coerncia e independncia da causa que defende, o Meu Rio no aceita nenhum tipo de financiamento pblico.
Oramento anual (2013): R$ 950 mil (declarados)
A plataforma criada pelos empreendedores sociais tem capacidade real de atingir e influenciar um nmero expressivo de cidados de um determinado local em torno de um tema de interesse coletivo, com diferentes formas de mobilizao.
Foram beneficiadas at o momento cerca de 100 mil, sendo que a maioria de jovens
Cidade do Rio de Janeiro (RJ), com repercusso na regio metropolitana.
Em princpio, a escalabilidade pode ser atingida de forma rpida, mas exige a construo de um arcabouo de conhecimento e prticas para que os objetivos sejam minimamente alcanados, alm de disposio e flexibilidade para mover-se em um terreno ainda a ser desbravado.
J houve tentativa de replicao espontnea a partir da observao das prticas, como a de um jovem do subrbio do Rio que, inspirado, cunhou a ao dele de Minha Gramacho (local conhecido pelo aterro sanitrio e a pobreza extremada). Tambm esto em conversa com grupos de Nova York e Paris. O formato de expanso efetiva, para a dupla de candidatos, inspirar outros empreendedores a levarem a metodologia para as suas cidades.
A equipe da Meu Rio busca ter contato constante com a populao pelas redes e nas ruas (contato pessoal). Dessa forma, consegue ter uma escuta ativa para saber quais so os temas em pauta, assim como acompanham o que est sendo agendado pela mdia para discusso.
Todas as segundas-feiras so realizadas as reunies de priorizao, momento em que discutem e avaliam o que pode tornar-se tema de campanhas de mobilizao, o que temporal ou essencial, seus desdobramentos na vida da cidade e o plano de ao a ser adotado.
Ainda h o que vem pela plataforma Panela de Presso, diretamente colocado pelo cidado e que usa sua rede de contato prpria para divulgar a causa. Se for um tema que suscite interesse e alto engajamento, alm de forte impacto, pode ganhar um upgrade e ser trabalhado de forma mais diretiva pela organizao.
A Panela de Presso a plataforma onde o cidado cria sua prpria campanha de mobilizao na cidade. Ao inscrev-la, ela passa pela equipe de curadoria para garantir que o que est sendo reivindicado tem interesse pblico e pode ter resultados prticos, se est bem redigido e quem so os tomadores de deciso (alvos) que devem ser acionados nesse caso.
O proponente ativa as suas redes e tem a possibilidade de interagir, por e-mail, com o grupo que aderiu causa pelo site.
De Guarda
A plataforma surgiu por conta da ameaa iminente de demolio da escola Friedenreich. Para vigiar o local, uma cmera de vdeo foi instalada na casa de um morador prximo; as imagens ficavam 24 horas em transmisso pelo Livestreaming. Se um guardio --membros que se cadastram na pgina-- visse algum movimento suspeito de que a demolio estava prestes a comear, notificava a Meu Rio, que avisaria por SMS os mais de 1.500 guardies registrados, convocando todos os inscritos a ficarem em frente escola. A estratgia no foi usada nesse caso, mas a plataforma ficou. Hoje ela est sendo utilizada para a campanha pelo bondinho de Santa Teresa, cujas peas esto sendo desmanchadas.
Verdade e Consequncia
Foi criada para os candidatos a vereador responderem a um questionrio desenhado colaborativamente pelos membros da Meu Rio nas ltimas eleies do Legislativo municipal.
Foi acompanhada de uma mobilizao especfica voltada aos partidos para incentivar a entregarem os contatos dos candidatos e tambm a pression-los a responder. Segundo a organizao, houve uma taxa grande de adeso, e uma participao ativa dos membros, mas a equipe do Prmio Empreendedor Social de Futuro no teve acesso aos nmeros. No ar, h um link para colher feedback dos participantes. Ela deve continuar nas prximas eleies.
Assine Embaixo
Plataforma em que a Meu Rio veicula as suas prprias campanhas, por meio de peties on-line. A principal campanha no ar no ms de setembro referente ao Oramento participativo, que veio na esteira das manifestaes de junho, aps a declarao do prefeito do Rio de que a diferena do aumento da passagem no repassada ao transporte seria retirada de outras reas, principalmente da sade.
DEPOIMENTOS
Em 2009, veio a primeira ameaa de derrubar a escola, que atende 300 alunos de 5 a 10 anos. Os pais se mobilizaram, e a prefeitura voltou atrs.
Em 2012, jornais disseram que a escola seria demolida junto com os outros aparelhos [do complexo Maracan] para a construo de estacionamento ou quadra de aquecimento para a Copa. No houve comunicado oficial. No aceitamos, mas no sabamos o que fazer.
Muita criana chorou. Uma me entrou em contato com o Meu Rio e foi lanada a campanha.
O apoio deles foi essencial, mostraram o que devia ser feito. Conseguimos 20 mil assinaturas numa petio. Depois, em outubro, foi marcada uma audincia pblica.
A Meu Rio explicou como funcionava, levamos 200 pessoas, mas fomos ignorados. Passamos a ir todas as teras e quintas Cmara para falar com cada vereador, com um aluno do lado, pedindo a aprovao do projeto de tombamento da escola.
Nunca tnhamos entrado l. A primeira votao passou, foi uma choradeira geral, mas uma emenda tirou o tema de pauta, e a Cmara entrou em recesso. Tivemos de aguardar. Fizemos passeatas, foi uma mobilizao muito grande. A prefeitura se assustou e recuou. Fomos vitoriosos, mas a campanha no acabou, queremos o tombamento federal.
Aprendemos muito com a Meu Rio, e a parceria continua. Vimos que podemos brigar pelo que queremos e vamos brigar sempre. Nenhuma criana no mundo teve uma aula de poltica como os nossos alunos. Eles falam com polticos, do entrevistas, uma experincia que nunca vo esquecer.
Frases sobre os empreendedores sociais e seu trabalho
Os indivduos acabam se afastando da poltica, no querem fazer parte do jogo sujo. Como quebrar esse ciclo? Ningum tem a resposta, mas um elemento fundamental dessa equao o indivduo sentir que pode fazer diferena no jogo poltico. preciso abrir canais para que as pessoas participem alm das Eleies. A expectativa do sucesso combustvel para o engajamento, e a internet entra como uma plataforma que auxilia no fluxo da informao e na mobilizao, na sincronizao de vises de mundo. A Meu Rio segue o caminho de sites de peties como o Avaaz, s que de maneira mais inteligente e mais interessante. no mbito da cidade que o indivduo tem a possibilidade de fazer alguma diferena
ANTONIO ENGELKE, 36,
socilogo e conselheiro do Meu Rio
No h organizao da sociedade civil que faa o que eles fazem. Em pouco tempo, mobilizaram muita gente, de lugares diferentes. Tanto o Miguel quanto a Alessandra vm de classe social mdia, mdia alta. Eu tinha a preocupao em saber como eles chegariam s classes mais baixas porque, j que querem participao social, tinham que atingir vrias camadas. Eles conseguiram. Entraram em comunidades, 39 Conheceram pessoas de associaes e criaram mobilizaes. Eles tm facilidade de dilogo muito grande, conseguem conversar com pblicos distintos
RITA LAMY, 32,
advogada e ex-parceira
Eles tm experincia, orientam na criao da campanha, dizem qual alvo deve ser atingido para ser mais efetivo. Isso ajuda pessoas como eu, que no so do ramo da comunicao, mas vivem o problema e querem solucion-lo da melhor forma. Com as campanhas que criei, fiz novos amigos e posso discutir e ficar antenado com os temas da cidade
HAYLTON LEONARDO FERREIRA DE SOUZA, 29,
economista e usurio da Panela de Presso
Os moradores esto reticentes com o projeto de telefrico, queremos saneamento. Os jovens esto participando da campanha por causa da internet, e esse apoio da Meu Rio funciona. Se voc tem tecnologia para resolver os problemas, facilita, pode provocar reao em pessoas da cidade, do Estado e at de quem vive em outros pases, e, a partir da, o Estado vai olhar para a gente e perguntar O que vocs querem afinal? J ouvi dizer que no se pode ser contrrio obra. Podemos, sim
RONALDO BATISTA, 52,
membro do SOS Saneamento, na Rocinha
O que pensei quando os conheci: To jovens, imbudos de ajudar pessoas que eles no conhecem... Mas no podemos duvidar da fora, se a gente no sabe qual a fora. A escola passou a ter uma notoriedade muito grande com o trabalho deles. As crianas conheceram as competncias de cada rgo. Na campanha que o Meu Rio fez para ajudar a escola a permanecer no complexo Maracan, os pais entraram de imediato e levaram os filhos. Foi uma aula de cidadania muito forte, eles vivenciaram essa aprendizagem. Todos trabalharam juntos
SANDRA RUSSOMANO MALIA, 55,
diretora da Escola Municipal Friedenreich