Rede usa "crditos" para permitir troca de experincias gratuitas
Nos ltimos meses, Ceclia Pestana, 27, fez aulas de violo, massagem, skate, malabares, tar, bateria, linguagem de sinais e hip hop --tudo de graa. Em troca, ela "doou" seu tempo dando aulas de dana do ventre e forr.
A ideia de formar uma comunidade on-line onde se encontram pessoas interessadas em "trocar" seu tempo livre est por trs do site Bliive, da empreendedora Lorrana Scarpioni, 24 anos.
Os usurios do Bliive se cadastram no site e oferecem uma determinada atividade --um hora de aula de jud, por exemplo. Eles recebem um TimeMoney, a moeda usada na plataforma. A podem trocar seu TimeMoney por qualquer atividade oferecida por outro usurio do Bliive.
"O mais legal do Bliive experimentar coisas que voc no conhece e no teria dinheiro para fazer", diz Ceclia, que coordenadora pedaggica em Curitiba. "E, de quebra, a gente faz amigos."
Lorrana teve a ideia de montar o Bliive depois de assistir a dois documentrios, um sobre a influncia do dinheiro na sociedade e sistemas monetrios alternativos e outro sobre economia colaborativa.
Para tirar a ideia do papel, foram necessrios sete meses e muito suor. Foi difcil achar scios e programadores para desenvolverem o site como ela tinha imaginado.
"A plataforma do Bliive era cara, eu paguei com o dinheiro do estgio que fazia, na Procuradoria da Repblica do Estado do Paran, e tive ajuda dos meus pais, que me deram o dinheiro que estavam guardando para a minha formatura", conta Lorrana.
Sua me, que baiana, tem uma pequena malharia, e o pai, mineiro, engenheiro florestal. Eles vivem em Ponta Grossa (PR), onde Lorrana cresceu.
Segundo a empreendedora, foram cerca de R$ 28 mil investidos at agora, a maior parte para pagar programao e servidor.
Na poca do lanamento, em agosto de 2013, Lorrana estava no ltimo ano de direito na UniCuritiba e de relaes pblicas na Universidade Federal do Paran.
"No comeo ramos inexperientes, muitos convites por e-mail foram parar na pasta de spam (lixo eletrnico)", conta. Mas graas propaganda boca a boca, hoje o Bliive tem 40 mil usurios em mais de 90 pases. A maior parte est em So Paulo, mas j houve trocas na Alemanha, Estados Unidos e Portugal.
Alm de Lorrana, o Bliive tem trs scios: Roberto Pompeo, que era professor de direito de Lorrana na faculdade, Jos Henrique Fernandes e Murilo Mafra, designers que a ajudaram a montar o site.
Os usurios oferecem todo tipo de atividade, algumas inusitadas como uma hora de ombro amigo, arrumar baguna, pular corda igual ao Rocky Balboa e coreografia da msica Single Ladies, da cantora Beyonc.
O pblico alvo so jovens entre 22 e 28 anos e a mdia de idade 26. Entre os usurios, 60% so homens e 40%, mulheres.
Algumas trocas so presenciais, outras por Skype.
"A gente incentiva a troca offline para que as pessoas desenvolvam mais laos, vivam a experincia", diz o scio Jos Henrique Fernandes, 23, formado em design grfico na Universidade Tecnolgica Federal do Paran.
Lorrana est morando em Glasgow, na Esccia, porque o Bliive ganhou uma bolsa do Sirius Programme, projeto de acelerao de start-ups do Ministrio do Comrcio e Investimento do Reino Unido. O programa escolhe projetos promissores de empreendedores que tenham at dois anos de formados, alm de dar 50 mil libras e oferecer mentoria e um escritrio.
Lorrana est l com mais duas pessoas da equipe do Bliive, que hoje conta com seis pessoas no total. Tem um ano para fazer o Bliive decolar no Reino Unido.
Esse no o nico prmio que Lorrana ganhou. Ela recebeu o prmio Jovens Inspiradores da Editora Abril e da Fundao Estudar, uma bolsa de R$ 30 mil que ela pretende usar para fazer um curso de vero nas universidades Stanford ou Harvard.
Foi eleita uma das integrantes do Global Shapers Community, do Frum Econmico Mundial, e um dos dez brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos pela revista de tecnologia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
O Bliive venceu tambm o desafio Intel Brasil. Seu scio Jos Henrique passar um tempo no Vale do Silcio e ter aulas com professores da Universidade Stanford.
PRXIMOS DESAFIOS
O desafio agora tornar o Bliive lucrativo. "No queremos banners e propaganda, porque isso pode desvirtuar o conceito do negcio", diz Lorrana.
A aposta o Bliive Grupos, plataforma customizada para empresas e universidades. Segundo ela, a troca de tempo traz vantagens para as empresas: os funcionrios aprendem algo novo, conhecem algum e melhoram a integrao, capacitao e colaborao dentro da empresa.
Cria-se um grupo prprio dentro da plataforma do Bliive e a empresa paga uma mensalidade proporcional ao nmero de funcionrios. Hoje, o Bliive j trabalha, em beta, com trs empresas no Brasil (dois espaos de coworking e uma empresa de construo de casas sustentveis) e trs em Londres (coworking).
"At maio de 2015 precisamos ter um faturamento mensal de R$ 16 mil", diz Lorrana. Neste ano, a meta aumentar o nmero de usurios no Brasil e internacionalizar. No fim do ano, o Bliive lana um aplicativo mvel para iOS e Android.
Por fim, os scios esto buscando o chamado "investidor anjo", algum que aposte na empresa.
"Sempre sonhei alto, sabia que o Bliive era novo e tinha potencial para mudar a vida das pessoas", diz Lorrana, que hoje CEO e relaes pblicas da empresa.
"O nosso o nico site de troca de tempo --os outros trocam servios, produtos, coisas que voc precisa pagar", diz Fernandes. "Partimos do princpio de que a minha hora vale o mesmo que a sua, seguindo a linha da economia colaborativa, como o Airbnb".
Assista
Conhea mais sobre a Bliive
Mesmo com curta trajetria como empreendedora social, Lorrana recebeu premiaes de importantes organizaes, o que denota sua liderana. Est na lista dos dez brasileiros mais influentes com menos de 35 anos segundo a revista inovao do MIT (Massachusetts Institute of Technology), foi premiada pelo Creative Business Cup Brasil 2013 e o Jovens Inspiradores, da Fundao Estudar, alm de fazer parte do Global Shapers, iniciativa do Frum Econmico Mundial. Tudo isso lhe rendeu convites para dar palestras em vrios pases. Esforada e determinada, cursou duas faculdades simultaneamente, alm de estagiar durante um ano e trocar a festa de formatura por recursos para tirar o Bliive do papel. Mesmo com as frustraes com as primeiras parcerias, manteve-se firme no propsito at encontrar a equipe que topou o desafio de concretizar a plataforma.
A principal inovao tcnica a criao de uma moeda de troca baseada no tempo em uma plataforma pioneira no contexto brasileiro. Um TimeMoney, nome dado moeda na rede colaborativa, corresponde a uma hora de atividade e pode ser utilizado para realizar uma das experincias disponveis na rede, desde uma aula de idiomas companhia para uma visita cultural a um museu ou a arrumao de um armrio, com a mesma equivalncia de valor. Se a atividade foi oferecida pelo usurio, ele recebe o crdito em conta para utiliz-lo mais frente. No , entretanto, a nica plataforma desse tipo: existem congneres em outros pases, como o Impossible.com (Estados Unidos) e o TimeRepublik (Sua, com verso em portugus lanada em setembro de 2013).
A empresa est passando por um processo de acelerao pelo programa Sirius, do governo britnico. Durante um ano, quatro membros - entre eles a empreendedora - esto morando em Glasgow, vivendo com uma bolsa do governo de l 1.000 para cada um e o uso do escritrio da empresa. A primeira venda do produto Bliive Grupos foi fechada recentemente com dois coworkings (espaos compartilhados de trabalho).
Para a equipe, so considerados os 48.195 inscritos no site (dados de outubro de 2014). Esto presentes em 90 pases, sendo mais de 90% no Brasil, mas com um nmero expressivo de usurios em Portugal (561), Estados Unidos (281) e Reino Unido (140). Segundo a candidata, foram iniciadas mais de 13 mil trocas, das quais 1.547 foram finalizadas, e 1.705 TimeMoneys entraram em circulao.