Publicidade
Publicidade
Alimentos têm influência na capacidade mental de idosos
Publicidade
DA FRANCE PRESSE
Os idosos cujo sangue apresenta maiores teores de certas vitaminas e ácidos graxos ômega 3 mantêm a capacidade mental e de memória por mais tempo, revela um estudo.
O trabalho concluiu que os idosos que consomem estas vitaminas e ácidos graxos ômega 3 não experimentam uma redução do volume de seu cérebro, um fenômeno tipicamente observado nas pessoas que sofrem do mal de Alzheimer.
Publicado na edição de 28 de novembro da revista "Neurology", o estudo determina que os altos níveis de vitamina B, C, D e E, assim como de ômega 3, encontrado principalmente nos peixes, têm efeitos positivos na saúde mental e no restante do organismo.
"Este enfoque mostra claramente os efeitos neurológicos e biológicos, bons e maus, ligados aos níveis de diferentes nutrientes no sangue", explica Maret Traber, do Instituto Linus Pauling da Universidade do Oregon, no noroeste dos Estados Unidos.
"As vitaminas e os nutrientes que se obtêm comendo uma grande variedade de frutas, legumes e peixes podem ser medidas com o auxílio de biomarcadores sanguíneos. Estou convencida de que estes nutrientes têm um grande potencial para proteger o cérebro e fazê-lo funcionar melhor", afirma Traber.
A pesquisa também revela que os participantes do estudo com alimentação rica em ácidos e gorduras trans, abundantes em produtos lácteos e frituras, obtiveram resultados piores no teste cognitivo e apresentaram redução do cérebro considerável.
Os pesquisadores analisaram 104 indivíduos com idade média de 87 anos, submetidos a testes com 30 biomarcadores de nutrientes no sangue. Deste total, 42 também passaram por exames de ressonância magnética para medir o volume de seus cérebros.
+ canais
- Acompanhe a página de Saúde no Facebook
- Acompanhe a Folha Saúde no Twitter
- Acompanhe a página da Folha no Facebook
- Acompanhe a Folha no Twitter
+ notícias sobre alimentação
- Use os alimentos para melhorar seu humor
- Dieta rica em ômega 3 dobra risco de câncer de próstata
- Consumo de ômega-3 durante gravidez reduz depressão pós-parto
+ notícias em equilíbrio e saúde
- Método de reabilitação na água incentiva independência de paciente
- Aparelho permite diagnóstico de problema cardíaco à distância
- Cara de medo ou de vergonha tem razão biológica, diz estudo
- Embrapa desenvolve bebida para quem evita produtos lácteos
- Rio ganha primeiro tomógrafo para obesos
Livraria
- 'Eu Mexi no Seu Queijo' subverte a lógica da autoajuda
- 'Freud, me tira dessa!'; autora confessa paixonite por terapeuta
- Autora fala sobre a busca pela 'metade ideal' em tempos de internet
- Livro conta o que você não quer saber sobre sexo; veja
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Mortalidade materna no Brasil tem queda recorde de 21% em um ano
- Prepare sopas funcionais indicadas por nutricionistas
- Geriatras atacam uso de antioxidante e hormônio contra envelhecimento
- Suplemento de cálcio dobra risco de sofrer infarto, diz pesquisa
- Estudo reafirma relação entre parto por cesárea e obesidade infantil
+ Comentadas
- Estudo reafirma relação entre parto por cesárea e obesidade infantil
- Entre latino-americanos, Brasil é o 3º em consumo de álcool
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV