Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2012 - 15h59

Um em cada 15 americanos contraiu HPV por contágio oral

Publicidade

DO "NEW YORK TIMES"

Um novo estudo demonstrou que em torno de um em cada 15 norte-americanos está infectado com o vírus do HPV, que é transmitido sexualmente e pode causar câncer de garganta.

O HPV oral tem chamado cada vez mais a atenção dos especialistas em saúde pública por estar associado ao aumento do câncer de orofaringe, que afeta a parte de trás da língua e da garganta.

O HPV genital é bem mais comum e pode levar ao câncer cervical e anal, entre outros.

O novo relatório, publicado no "The Journal of the American Medical Association", examinou cerca de 6.000 pessoas de todos os Estados Unidos e descobriu que 6,9% delas, entre adultos e adolescentes, têm algum tipo de HPV oral.

O vírus era cerca de três vezes mais comum nos homens que nas mulheres.

CEPA 16

Os cientistas identificaram diversos fatores que aumentam de forma significativa o risco de contrair o vírus: avanço da idade, maior atividade sexual e tabagismo.

A médica Maura L. Gillison, presidente de pesquisa sobre o câncer da Universidade do Estado de Ohio e autora sênior do artigo, disse que a estimativa é que somente 1% dos americanos --aproximadamente 2 milhões de pessoas-- estejam infectados pelo HPV oral tipo 16, cepa associada ao câncer de garganta.

Todos os anos são diagnosticados pouco menos de 10 mil casos de câncer de garganta, o que indica que a maioria dos portadores vírus não desenvolve a doença.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página