Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2012 - 14h22

Especialistas belgas desaconselham natação para bebês

Publicidade

DA EFE

Especialistas belgas chegaram à conclusão que a natação não é recomendável para bebês com menos de um ano.

A diretora do estudo, Micheline Kirsch-Volders, em entrevista ao jornal "Le Soir", disse que não há benefícios reais depois de serem medidos os riscos e as vantagens da natação para menores de 12 meses.

De acordo com ela, as crianças dessa idade são "particularmente vulneráveis, mais sujeitos a infecções, com mucosas muito reativas e pulmões imaturos.

Kirsch-Volders lembrou ainda que as temperaturas da água e do ar costumam ser elevadas nas instalações onde se pratica a natação com bebês, o que aumenta a presença de micro-organismos.

A especialista indica que as vantagens que a piscina traria para os bebês mais jovens --tanto físicas quanto afetivas-- podem ser obtidas com um simples banho.

A recomendação será adotada pelo Conselho Superior da Saúde da Bélgica que, por outro lado, apoia a natação para as crianças com mais de um ano.

Segundo o "Le Soir", cerca de 15% das crianças belgas praticam natação com menos de um ano. A técnica começou a ser popular na década de 1960 para acostumar os bebês à água e melhorar sua coordenação.

+ Livraria

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página