Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2012 - 12h05

Tipo de parto do segundo filho pode criar complicações para a mãe

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A mulher que escolhe ter o segundo filho de parto normal, depois de ter o primeiro de cesárea, apresenta maior risco de sangramento e hemorragia, segundo um recente estudo publicado na versão on-line da revista "Plos One".

A probabilidade de haver complicações para a mãe conforme o tipo de parto escolhido na segunda gestação é de 2,3% para o parto normal e de 0,8% para a cesárea.

O estudo é assinado por pesquisadores do Centro de Pesquisa Australiana para a Saúde das Mulheres e dos Bebês, que faz parte da Universidade de Adelaide. Eles analisaram 2.300 mulheres que esperavam seu segundo filho em 14 hospitais da Austrália, que foram divididas em dois grupos para estudo.

"Até o momento faltava uma evidência de qualidade que fizesse a comparação entre os benefícios e os perigos dos dois modos de nascimento planejado após a mãe ter feito uma cesárea (do primeiro filho)", disse a autora principal da abordagem, Carolina Crowther.

A conclusão do estudo serve de alerta para as mulheres, que deveriam evitar um parto normal depois de ter feito uma cirúrgica, na opinião de Catherine Spong, que trabalha no Instituto Nacional da Saúde da Criança e de Desenvolvimento Humano, nos Estados Unidos.

+ Livraria

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página