Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2012 - 05h03

'Comida industrializada provoca sintomas de abstinência', diz médico

Publicidade

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

O clínico geral Joel Fuhrman é o novo "superstar" do emagrecimento no país que é símbolo da epidemia da obesidade. Além de manter um livro há mais de um ano na lista de mais vendidos do jornal "New York Times", tem um site para para orientação a pacientes e venda de produtos dietéticos e uma clínica em Nova Jersey (EUA).

Dieta dos nutrientes promete emagrecimento rápido sem fome
Aprenda a fazer pratos da dieta que é best-seller nos EUA

Ele afirma que o sucesso de sua dieta está mais ligado à prevenção de doenças do que à perda de peso em si --embora não deixe de ressaltar a eficácia do método para eliminar muitos quilos em pouco tempo e sem passar fome.

Em entrevista à Folha, ele explica como isso é possível.

Folha - O sr. afirma que a pessoa pode comer o quanto quiser e perder peso. Como isso acontece?
Joel Fuhrman - Com o tipo de alimentação que proponho, as necessidades de micronutrientes do corpo são atendidas, então, a pessoa naturalmente vai querer comer só o que realmente precisa. É uma dieta que muda a percepção de fome.

Comida industrializada não é saudável. É um vício que resulta em sintomas de abstinência quando você fica um tempo sem comê-la. É o que chamo de fome tóxica.

Sua dieta é baseada em evidências científicas?
Tenho milhares de clientes que perderam quase 50 quilos e não engordaram novamente. Minha pesquisa sobre fome tóxica, feita com mais de 700 usuários do meu site, foi publicada no periódico "Nutrition".

E meus clientes não só emagrecem, como também resolvem problemas de pressão alta, diabetes, enxaqueca e reduzem o risco de ter câncer.

Sua dieta promete a perda de dez quilos em seis semanas. Não é muito rápido?
Não há problema em perder peso rapidamente se isso acontece com o consumo adequado de micronutrientes. Na verdade, para algumas pessoas é mais arriscado demorar para emagrecer.

Claro, se após as seis semanas a pessoa resolve voltar à alimentação convencional, vai engordar de novo. Mas as informações em meu livro aumentam os conhecimentos de nutrição do leitor, a maioria entende por que deve se alimentar de forma saudável.

O que distingue sua dieta de outras, como a mediterrânea?
O conceito de densidade de nutrientes é um diferencial. Minha dieta não foi criada para ser um best-seller, mas para ser a forma mais eficaz de evitar doenças e aumentar a longevidade.

Além disso, não tem o foco na restrição calórica --mesmo assim, a compulsão para comer demais acaba quando a pessoa consome alimentos ricos em fitoquímicos. Por isso, a sensação de insatisfação, comum em outras dietas, desaparece.

Mas não é difícil seguir uma dieta que restringe vários grupos de alimentos?
Sinceramente, acho que as pessoas têm o direito de comer o que quiserem. Se querem uma alimentação que causa doenças, vão achar meu programa muito restritivo. O estilo de alimentação saudável não é muito popular, mas, quando as pessoas recebem as informações certas, percebem seus benefícios e passam a gostar mais desse tipo de comida.

É mais gostoso comer pratos que, além de tudo, são intelectualmente apetitosos porque você sabe que vão contribuir para a sua saúde a longo prazo.

EAT TO LIVE
AUTOR Joel Fuhrman
EDITORA Brown, Little book group
PREÇO R$ 19,46 na Amazon (www.amazon.com)

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página