Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2012 - 12h09

EUA anunciam plano para combater abuso de analgésicos opioides

Publicidade

DA EFE

A FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos dos EUA) anunciou nesta segunda-feira um plano para combater o abuso de analgésicos opioides sob receita médica, que se transformaram em uma "epidemia" no país.

Durante uma teleconferência com jornalistas, funcionários da FDA e da Casa Branca explicaram o alcance do plano, voltado aos fabricantes destes analgésicos de efeito prolongado e aos 320 mil médicos que os receitam.

O uso indevido e abuso de analgésicos como a morfina, a metadona e a oxicodona se transformou em um "grave problema escondido nos kits de primeiros-socorros das famílias americanas e que já causou a morte de milhares de pessoas", disse Margaret Hamburg, administradora da FDA.

Segundo dados oficiais, cerca de 16 mil pessoas morreram em 2009 devido ao uso indevido ou overdose desses analgésicos, em comparação às 14.800 mortes no ano anterior, disse Hamburgo.

O plano afetará mais de 20 companhias farmacêuticas e mais de 30 produtos opioides, que são narcóticos derivados do ópio e afetam a forma como o cérebro percebe a dor.

A FDA indicou em seu site que entre os analgésicos afetados pelo plano estão o Oxycontin, da empresa Purdue Pharma, e o Embeda, da Johnson & Johnson.

Como parte do plano, os fabricantes destes potentes analgésicos terão que iniciar, até o dia 1º de março de 2013, estratégias de educação e capacitação para os profissionais da saúde sobre o uso correto destes remédios e como desfazer-se deles adequadamente.

A FDA prevê que as companhias ofereçam cursos de capacitação de duas a três horas a aproximadamente 60% dos médicos que receitam estes analgésicos em um prazo de três anos.

A ideia é que os médicos, por sua vez, eduquem os pacientes sobre os perigos do uso indevido dos analgésicos opioides, explicou o diretor do Escritório Nacional para o Controle de Drogas da Casa Branca (NDCP, na sigla em inglês), Gil Kerlikowske.

O diretor considerou que apesar deste plano ser um passo importante, os pais de família também têm a responsabilidade de proteger a saúde de seus filhos, falando com eles sobre os perigos do abuso de receitas médicas e desprezando os remédios vencidos.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página