Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2012 - 05h16

Eficiência da corrida aumenta com um pouco de amortecimento, diz estudo

Publicidade

GINA KOLATA
DO "NEW YORK TIMES"

Existe um jeito certo de correr, que use menos energia e seja mais veloz?

Alguns estudos mostram que os corredores mais velozes de média distância --entre 750 e 1.500 metros-- pousam seus pés na parte do meio ou frontal. Mas, para eles, a economia de energia não é um problema, já que a corrida é muito curta.

Quando as pessoas correm distâncias curtas em alta velocidade, elas naturalmente mudam suas passadas, pousando mais perto da parte frontal dos pés. Mas isso não significa que correr desse modo seja melhor para distâncias mais longas, diz Iain Hunter, pesquisador em biomecânica da Universidade Brigham Young, em Provo, Estado de Utah.

Hunter fotografou corredores de distância de categoria olímpica, usando uma câmera que grava 240 imagens por segundo. Alguns pousaram com o calcanhar primeiro, outros com o meio do pé. Poucos pousaram na parte dianteira dos pés. Outros torceram seus pés para dentro quando atingiram o chão. "Nada disso tinha relação com o desempenho nem com a economia ao correr."

O que dizer sobre correr descalço ou usando calçados minimalistas? A maioria dos corredores amadores pousa no chão com o calcanhar. Mas pousar com o calcanhar é muito desconfortável quando corredores correm descalços, de modo que eles passam a pousar com a parte mediana do pé, em vez do calcanhar.

Os proponentes da corrida descalça dizem que ela é mais natural e econômica e que o amortecimento dos tênis absorve energia que deveria ser usada para a impulsão.

Se você não dispensa um tênis para correr, reza o argumento, a segunda melhor opção, depois de correr descalço, é pousar no chão com a parte mediana do pé.

Mas outro pesquisador de biomecânica, Rodger Kram, da Universidade do Colorado, descobriu que os mais velozes corredores de distância pousam nos calcanhares.

Resta ainda a importância do peso e do amortecimento dos tênis usados pelo corredor. Num estudo publicado este ano, Kram constatou que corredores que usam tênis muito leves são mais eficientes que os que correm descalços.

Os corredores que usaram calçados gastaram entre 3% e 4% menos energia para percorrer a mesma distância à mesma velocidade. Kram se perguntou o porquê disso. Seu experimento seguinte incluiu apenas uma variável: a quantidade de amortecimento para os pés dos corredores. Todos os corredores que ele estudou pousavam no chão com a parte mediana do pé.

Eles correram sobre três superfícies diferentes (enquanto a equipe de Kram media quanta energia seu esforço exigia): uma esteira ergométrica, a esteira coberta com material amortecedor com dez milímetros de espessura, como o que é usado em calçados, e a esteira coberta com material amortecedor com 20 milímetros.

O material amortecedor de dez milímetros foi a melhor opção: o corredor médio no experimento usou cerca de 2% menos energia para percorrer a mesma distância, na mesma velocidade, do que usaria com nenhum amortecimento.

Para Kram, a mensagem, por enquanto, é clara: não existe uma maneira que seja a melhor para correr longas distâncias.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página