Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2013 - 03h18

Aplicativos removem traços dos ex-namorados das redes sociais

Publicidade

NATALIE KITROEFF
DO "NEW YORK TIMES"

Antigamente, os casais podiam se separar, partir para outra e manter sua dignidade.

Mas, na era das redes sociais, tal libertação é quase impossível. A dor do rompimento é nutrida por um infinito fluxo em tempo real de atualizações de status no Facebook, fotos no Instagram e tuítes sobre o(a) ex.

Mas novos aplicativos e sites podem estar mudando isso. Um deles é o Killswitch, aplicativo para celulares que promete "remover discretamente do seu Facebook todos os traços do seu ex".

Erica Mannherz, 28, que criou o aplicativo com sua amiga Clara de Soto, 27, disse que ele reduz o amargor da separação.

As duas moradoras de Nova York tiveram essa ideia após testemunharem o rompimento de uma amiga na internet.

"Pobre garota, o perfil dela no Facebook era um campo minado de elementos do seu finado relacionamento", disse De Soto. "Não podíamos acreditar que não houvesse um mecanismo no Facebook ou nas mídias sociais que respondesse a isso."

De Soto disse que o aplicativo é a versão digital do ato de jogar no lixo os presentes e pertences do ex, algo em que ela tem bastante experiência.

"Já vi as caixas dos ex-namorados da Clara, e elas não são bonitas", confirmou Mannherz.
Mas estar conectado a tanta gente numa teia de redes sociais superpostas faz com que deixar de ser amigo ou de seguir as pessoas raramente baste para retirá-las completamente do seu mundo virtual.

"Era bem mais fácil antes, porque você conseguia realmente tirar a pessoa da vista e da cabeça", disse De Soto, "mas não dá para fazer isso on-line". Para ter uma prova de que tal necessidade é real, basta entrar num bar e ouvir uma conversa entre jovens. É quase certo que em algum momento surgirá a pergunta fatal: "Será que eu devo mandar uma mensagem para ele?".

Para dar uma ajuda, um aplicativo chamado Ex-Lover Blocker [Bloqueador de ex-amante], desenvolvido para o Guaraná Antarctica, também tenta conter o impulso de se reconectar. Sempre que você tenta ligar para um(a) ex, o aplicativo envia uma mensagem de texto aos seus melhores amigos, para que eles venham em seu socorro e impeçam um equívoco trágico. O aplicativo também posta uma atualização no Facebook alertando ao mundo sobre sua iminente transgressão.

"É meio que assim: 'Ei, se você ligar para ele, todo mundo vai ver no Facebook como você foi fraca'", disse Marco Versolato, 46, vice-presidente de criação da agência paulistana de propaganda DDB Brasil, criadora do aplicativo. "O autocontrole depende da pessoa, mas, quando você não está emocionalmente estável, você pode usar a ajuda do Ex-Lover Blocker como um amigo."

Annabel Acton, 29, tinha uma abordagem diferente ao criar o site Never Liked It Anyway [Nunca gostei mesmo], em que amantes desprezados podem vender os dolorosos presentes dados pelos ex.

"Acho muito catártico", disse Acton, que mora em Nova York. "É um sinal para si mesma de que você está partindo para outra."

Bettye Dewey, 29, de Ohio, precisou partir para outra depois de se divorciar há dois anos do seu marido multimilionário. Ela havia descoberto que ele tinha um caso --e que comprava para a outra presentes iguais aos que dava a ela própria.

Após a separação, Dewey se viu com uma pilha de bolsas Louis Vuitton, vestidos Dolce & Gabbana e joias Chanel, que ela não queria jogar fora, mas para os quais não conseguia nem olhar. Foi aí que ela achou o Never Liked It Anyway.

"Catártico não é nem a palavra", disse ela. "Eu sentia que estava vomitando esse troço para fora da minha vida."

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página