Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2010 - 11h52

Mulher retira útero, trompa e ovários por meio do umbigo

Publicidade

JULLIANE SILVEIRA
DE SÃO PAULO

Pela primeira vez no Brasil, uma paciente teve útero, trompas e ovários retirados pelo umbigo por meio de um único corte de 1,5 cm. A técnica ("Single port"), é uma evolução da laparoscopia, para a qual são feitos quatro cortes no abdômen para manipulação dos instrumentos cirúrgicos e retirada de órgãos e tumores.

A cirurgia foi feita na última semana no Hospital das Clínicas de São Paulo, em uma mulher de 66 anos que tinha um tumor no ovário.

O novo procedimento utiliza um dispositivo que penetra no abdômen, por onde passam uma microcâmera e as duas pinças usadas na execução da cirurgia. Causa menos dor e traz menos riscos de inflamações do que a laparoscopia convencional, segundo o ginecologista Sergio Conti Ribeiro, responsável pela operação.

A técnica é realizada como rotina nos EUA e na Coreia do Sul. Aqui, tem aplicação ainda experimental para cirurgias nos rins e para retirada da vesícula, além dos procedimentos ginecológicos.

Hoje, 90% das cirurgias para retirada de útero no Brasil são realizadas pelo método convencional: é feito um corte de 20 cm do abdômen.

Nesse caso, a alta demora até cinco dias e o retorno às atividades, em até 30 dias. A nova técnica permite alta em 24 horas e a volta para as atividades em até dez dias.

Nem todo paciente pode ser operado pela "Single port", pois ela necessita de anestesia geral. Tumores muito grandes também são de difícil manipulação.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página