Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2010 - 18h54

OMS denuncia marketing de cigarros direcionado a mulheres

Publicidade

DA REUTERS

A Organização Mundial da Saúde está pedindo mais ações contra a publicidade de cigarros direcionada a mulheres e meninas, especialmente em países em desenvolvimento.

As mulheres formam o mercado com maior potencial de crescimento para produtos derivados de tabaco. Elas estão sendo alvo de campanhas agressivas ligadas a moda, esportes e entretenimentos, segundo a OMS.

"A estratégia da indústria está tendo o impacto desejado", diz Douglas Bettcher, da OMS. "Cada vez mais meninas estão começando a fumar."

A pesquisa da OMS sobre fumo entre jovens foi lançada por causa do Dia Mundial Sem Tabaco, que será na próxima segunda-feira, dia 31 de maio.

O documento afirma que em metade de 151 países o número de meninas adolescentes fumantes é igual ao de meninos. Em alguns, elas são até maioria, como no Chile, na Colômbia, no México e em parte da Europa Oriental

Os homens são 80% do 1 bilhão de fumantes no mundo, segundo a agência da Organização das Nações Unidas. Entre homens adultos, 40% fumam. Entre as mulheres, o percentual é de 9%.

Em grandes mercados emergentes como China e Índia, 60% dos homens fumam, contra 3% a 5% das mulheres, restando um mercado importante para as indústrias de cigarro.

"A indústria está gastando muito em publicidade sedutora que tem como alvo as mulheres, especialmente em países com renda baixa ou média", diz Bettcher. "A publicidade tenta fazer as mulheres associarem cigarro com beleza e liberdade."

Cerca de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa de doenças relacionadas ao tabaco, como infartos, derrames e câncer. Desse número, 1,5 milhão são mulheres, segundo a OMS. Outros 430 mil adultos morrem por ano por fumo passivo. Dois terços são mulheres.

Um tratado da OMS de 2003, ratificado por 160 países, recomenda banir totalmente a publicidade de cigarros. Só 26 países cumpriram esse acordo.

Mais de US$ 13 bilhões foram gastos em publicidade e marketing de cigarros nos EUA em 2005, de acordo com a OMS.

No Japão, onde o número de homens fumantes tem caído muito nos últimos anos, pacotes de cigarro cor-de-rosa são promovidos agressivamente para atrair meninas. No Egito, um fabricante criou um maço de cigarro que parece um vidro de perfume.

"A indústria tem estudado o que motiva as mulheres, tanto em países desenvolvidos quando em países em desenvolvimento", diz Adepeju Olukoya, do departamento de gênero, mulheres e saúde da OMS.

+ sobre tabaco

+ notícias de equilíbrio

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página