Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2010 - 18h27

Receitas indianas de máscaras faciais têm mesmo efeito de produtos industrializados

Publicidade

IARA BIDERMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Não use na pele nada que você não possa comer", diz a esteticista e cosmetóloga indiana Violet Goswami.

Suas técnicas combinam conhecimentos transmitidos há gerações sobre as propriedades de frutas, sementes, óleos e plantas com os princípios da ayurveda, a milenar medicina indiana.

O tratamento oferecido por Violet, que está no Brasil, atuando no Espaço Surya, em São Paulo, começa com uma esfoliação para a limpeza da pele, algo que não difere dos tratamentos estéticos convencionais.

Depois, são aplicadas máscaras no rosto. A diferença é que tudo é manipulado na hora, e alimentos são usados como ingredientes.

As máscaras funcionam? Tanto quanto as fabricadas pela indústria cosmética, segundo Meire Gonzaga, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Não existe no mercado máscara, 'natural' ou não, com efeito farmacológico. Ela pode dar luminosidade na hora e, por isso, a sensação imediata é de uma melhor textura", afirma.

Para quem prefere cuidar da pele com produtos orgânicos, sem substâncias sintéticas e que não sejam testadas em animais, os cosméticos caseiros podem ser úteis.

A diferença em relação aos produtos industrializados é a menor concentração dos princípios ativos, afirma a dermatologista.

Ela diz ainda que não há pesquisas que comprovem a ação dos ingredientes naturais na pele, mas é possível relacionar substâncias presentes nos vegetais com alguns efeitos cosméticos.

"Amêndoas e abacate têm óleos que amaciam a pele. Esses alimentos formam uma barreira que diminui a perda de água, mantendo a hidratação. Já a papaína do mamão tem efeito cicatrizante."

A médica alerta que há limites para esse usos. "Alguns vegetais causam alergia. Isso acontece principalmente com as frutas cítricas, que devem ser evitadas nas manipulações caseiras."

DICAS

Hidratante
Amasse a polpa de meio abacate com 1 colher (sopa) de caldo de cana. Para uma máscara mais consistente, acrescente aos poucos argila em pó. Cubra o rosto com pedaços de gaze, aplique a máscara e deixe por dez a 20 minutos.

Revitalizante
Amasse o miolo de uma abobrinha italiana com a pasta e o leite de amêndoas, até ficar consistente -se necessário, acrescente aos poucos argila em pó. Após esfoliar a pele, cubra o rosto com pedaços de gaze e aplique a máscara por dez a 20 minutos.

Clareadora
Misture 1 colher (sopa) da polpa de aveia com a polpa de meio mamão papaia. Cubra o rosto com pedaços de gaze e aplique a máscara. Deixe por cinco a dez minutos.

Nutritiva
Amasse uma banana com 1 colher (chá) de leite de amêndoas. Cubra o rosto com pedaços de gaze e com a máscara e fique por dez a 15 minutos.

Leite de amêndoas
Deixe 100 g de amêndoas de molho em água por uma noite. Coe, tire a pele das amêndoas e bata no liquidificador com 1 l de água filtrada. Esprema a pasta obtida em um pano de voal. Utilize o líquido coado ou a polpa retida no pano, conforme a receita.

Leite de aveia
Deixe 100 g de aveia em flocos de molho em água por 1 h. Bata no liquidificador e esprema a pasta em um pano de voal. Utilize como o leite de amêndoas.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página