Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2010 - 13h52

FDA diz que droga contra câncer de mama não prolonga vida

Publicidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Autoridades federais de saúde dos Estados Unidos declararam nesta sexta-feira que dois estudos recentes da droga Avastin, do laboratório Roche, não conseguiram demonstrar o mesmo nível de benefício para pacientes com câncer de mama avançado, constatado em uma pesquisa anterior.

Os estudos não confirmaram a sobrevida livre de progressão (tempo em que os pacientes vivem sem que a doença piore), constatada em um estudo anterior, segundo o FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos EUA similar à Anvisa).

O FDA aprovou o Avastin, da Roche, em 2008, com base em fase inicial de testes que mostraram que a droga encolheu tumores causados pelo câncer de mama.

A aprovação foi polêmica porque as drogas para pacientes com câncer que nunca foram tratados antes devem mostrar evidências de que prolongam vidas.

O órgão concedeu a aprovação acelerada de drogas sob a condição de que estudos posteriores mostrariam benefício de sobrevivência.

Porém, em documentos de informação on-line, revisores do FDA informaram que os estudos falharam em mostrar que o Avastin tem efeito significativo em prolongar a vida, comparado à quimioterapia.

Além disso, o FDA disse que os dados mais recentes não confirmam os resultados de retração de tumor observados em estudos anteriores.

Na terça-feira (20), o órgão vai pedir um painel de peritos externos para revisar as evidências sobre o Avastin.

O FDA tem a opção de remover a aprovação da droga para o câncer de mama.

O Avastin também foi aprovado para tratar câncer no cólon, pulmão, rim e cérebro. A droga da Roche foi a mais vendida para o tratamento de câncer no ano passado, com vendas globais de US$ $ 5,9 bilhões.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página