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Estudo mostra que projeto da MTV sobre Aids mudou atitude de jovens
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DA REUTERS
Programas da MTV sobre o vírus HIV e a Aids, destinados a jovens de alguns dos países de mais alto risco na África e no Caribe, tiveram um efeito significativo no comportamento em relação à doença, segundo estudo divulgado nesta terça-feira.
Com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), um projeto do canal de música MTV usou dramas de televisão destinados aos jovens para transmitir mensagens sobre os riscos de infecção pelo vírus HIV, decorrentes de sexo desprotegido, parceiros múltiplos e uso de drogas injetáveis, e também para dar informações sobre os testes, tratamentos e a superação do estigma causado pela doença.
Pesquisadores dos Estados Unidos que estudaram o efeito dos programas sobre o público no Quênia, Zâmbia e Trinidad e Tobago, descobriram o pensamento dos jovens sobre o HIV e a Aids foi alterado.
Agora, a MTV pretende levar o projeto a mais países, em um esforço para mudar as atitudes.
"Os resultados mostraram uma mudança muito positiva em termos de atitude, conhecimento e sentimento entre os jovens para que eles entendam os riscos e possam tomar atitudes para enfrentá-los", disse Susan Kasedde, especialista em prevenção do HIV entre adolescentes na Unicef, o fundo da ONU para crianças que apoiou o projeto.
O canal de música lançou a campanha "MTV Staying Alive" em 1998, e desde então produziu filmes, concursos e eventos ligados a celebridades com a finalidade de conscientizar os jovens sobre os riscos do HIV e da Aids e incentivá-los a falar sobre isso.
A África subsaariana continua a ser a região mais afetada pelo HIV, representando 67% das 33,4 milhões de pessoas que vivem com o vírus em todo o mundo.
Um estudo publicado na semana passada mostrou que os jovens africanos estão conduzindo uma "revolução" na prevenção do HIV e reduzindo as taxas da doença por praticar sexo seguro e reduzir o número de parceiros sexuais.
O presidente executivo da MTV Networks International, Bill Roedy, disse que espera que este programa ajude a aumentar a tendência de um comportamento sexual menos arriscado entre os jovens.
Parte do projeto da MTV foi uma série chamada "Shuga", exibida no Quênia em novembro de 2009. Filmada em Nairobi, foi descrita como uma série dramática sobre "a vida sexual imprudente e os amores dos jovens quenianos e seus parceiros."
A MTV pediu aos cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, para analisar o impacto dos programas.
O estudo descobriu que eles foram vistos por uma grande parcela do público alvo, pessoas entre 16 e 24 anos -em Nairobi a taxa foi de 64%-, e que os jovens declararam que entenderam e refletiram sobre as mensagens.
Mais de 80% das pessoas que assistiram a "Shuga" disseram que o seriado mostrou uma maneira diferente de encarar diversos parceiros, testes de HIV e o estigma associado ao vírus que causa a Aids.
"Os resultados nos deixaram determinados e empenhados em continuar a campanha pelo mundo todo", disse Roedy.
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